Com a finalidade de fortalecer a atenção básica e reforçar o compromisso com saúde da população do município de Belém, o Conselho Municipal de Saúde, realizou o primeiro dia da IX Conferência Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (03), no auditório do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur).
Com o tema “Atenção Primária – Porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS)", trabalhadores, gestores e usuários, discutiram as políticas públicas para a saúde de Belém. A abertura do evento foi feita pela secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bremen Silva, e pela representante do segmento trabalhador, a enfermeira Lúcia de Fátima Trindade.
Sylvia Santos ressaltou que o evento surge como um processo construtivo para debater e discutir diretrizes que tragam benefícios e melhoria da saúde não só para a população de Belém, mas também para os profissionais que atuam diariamente na ponta. “Hoje temos a responsabilidade de reunir e discutir essas melhorias, pois acreditamos que a saúde do município de Belém é nosso bem maior e que devemos zelar por ela”, explicou.
Durante a conferência magna ministrada pela médica e servidora do Ministério da Saúde, Rejane Jatene, foi abordado à importância do SUS como o melhor plano de saúde, visto que hoje, o sistema realiza gratuitamente transplante de órgãos, doação de medicamentos de alto custo, cirurgia bariátrica, entre outros procedimentos.
Segundo Rejane, o Programa Saúde da Família (PSF) é uma das portas de entrada do atendimento pelo SUS, pois atua de forma preventiva, evitando muitas doenças. Para ela, saúde não significa curar a doença e sim evitar adoecer. “As equipes do programa podem atuar com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade, pois os profissionais identificam os problemas de saúde de cada pessoa que faz parte da comunidade. Uma porta de entrada do SUS qualificada resolve em 80% os problemas de saúde”.
Foi realizada ainda uma mesa redonda para a discussão do tema “O papel do Município de Belém na Atenção Primária e seus eixos temáticos”, que são três: Pacto de gestão do SUS; Financiamento do SUS e Controle Social. Durante os debates, gestores, trabalhadores e usuários participaram com perguntas e sugestões de melhorias para a situação da saúde no município.
O encerramento da IX Conferência Municipal de Saúde será, nesta quinta-feira (04), também no Centur, com a realização de leituras, discussões e a aprovação do Regimento Eleitoral e Eleição da Comissão Eleitoral.
Texto: Ascom Sesma
Nenhum comentário:
Postar um comentário