O contexto histórico, assim como a narrativa e oralidade presentes na obra literária de Inglês de Sousa, marcam presença no 2º Sarau Literário, que acontece nesta quarta-feira, 10, antecipando a programação da XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Com o tema “Os Rebeldes: A Cabanagem nas letras de Inglês de Sousa”, o sarau tem início às 19h, no Teatro Estação Gasômetro, com a participação da professora Denise Simões e a apresentação do grupo cênico Sarau Brasil.
A literatura e a história caminham juntas e os grandes escritores são essenciais para estudar nosso passado. Esse é o caso do paraense Inglês de Sousa, nascido em Óbidos, por volta do século XIX, que escreveu os principais versos e registros sobre a Revolução da Cabanagem, realizada em nosso estado a partir de 1835.
Advogado, jornalista, professor e político, o escritor introduziu o Naturalismo no Brasil, mas se afastou do estilo original ao lançar o livro: “Contos Amazônicos”, produzindo uma obra original e de leitura mais agradável, de cunho regional, que antecipa a prosa regionalista de meados do século 20. A principal característica de sua obra é o enfoque no homem amazônico, acima da paisagem e do exotismo da região.
O sarau tem apresentação do jornalista e escritor Carlos Correia Viana e tem como público-alvo alunos e professores do Ensino Médio das redes pública e privada, universidades e faculdades. O evento encerra com a apresentação do Grupo Cênico Companhia do Sarau, que destaca as belezas da obra literária de Inglês de Sousa em performances de teatro e música, com base literária.
O 2º Sarau Literário antecipa a programação da XV Feira Pan-amazônica do Livro, que acontece de 2 a 11 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Serviço: 2º Sarau Literário da Feira do Livro. Nesta quarta-feira, 10 de agosto, às 19h. Local: Teatro Gasômetro – Parque da Residência. Entrada franca.
Taynah Meira - Ascom/Secult
Nenhum comentário:
Postar um comentário