Total de visualizações de página

terça-feira, agosto 09, 2011

JÁ ERA TEMPO: Operação Maria Fumaça combate poluição provocada por ônibus

Para combater a poluição atmosférica provocada pela emissão de gases poluentes, como o dióxido e monóxido de carbono emitidos pela frota de coletivos da região metropolitana de Belém, a “Operação Maria Fumaça” vistoriou cinco ônibus, na manhã desta terça-feira (09), na Rodovia Augusto Montenegro. Desses, apenas um foi notificado por apresentar alteração no motor.
Resultado de uma parceria entre a a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Delegacia de Meio Ambiente (Dema), a “Operação Maria Fumaça” conta ainda com o apoio da Companhia de Transportes de Belém (CTBel) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
De acordo com a chefa de fiscalização da Semma, Ivanelma Gomes, a operação de hoje teve também caráter educativo. “Nós não estamos aqui simplesmente para multar. Queremos que todos tenham consciência do mal que faz a emissão elevada desses gases poluentes”, afirma Ivanelma.
Para fiscalizar os transportes coletivos, os técnicos utilizam o Opacímetro, equipamento que faz a medição da quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida pelos veículos. Uma sonda é colocada na descarga dos veículos, e através da aceleração, os gases emitidos são analisados se estão ou não de acordo com o permitido. A Semma utiliza a NBR 1303703/2001, como parâmetro para medir a opacidade máxima de veículos movidos a diesel. A emissão de fumaça acima do padrão é crime ambiental previsto pela lei federal 9.605.
De acordo com a delegada da Dema e coordenadora da operação, Michelle Dantas, o número de veículos poluentes ainda é alto. “Mesmo com todo o trabalho de educação e fiscalização, ainda percebemos um índice alto de veículos que poluem a cidade”, destaca Michelle, que completa afirmando que a Operação Maria Fumaça, que acontece desde 2005, continuará sendo realizada em outros pontos da capital paraense.
Uma ação parecida, denominada de “Operação Despoluir Belém”, é feita pela Semma em empresas, garagens e/ou final de linha. São vistoriados os veículos de transporte de passageiros, produtos e serviços, movidos a diesel, do município de Belém, que estão poluindo a cidade. Desde junho, a secretaria realizou a vistoria em quatro empresas, sendo que 105 ônibus foram vistoriados, e destes, 18 reprovados. Os donos das empresas foram notificados e tem um prazo de 25 dias para as adequações.
O grau de poluição desses veículos aumenta ou diminui dependendo do combustível utilizado, do tipo de motor, da sua regulagem, do estado de manutenção do veículo e até do modo de dirigir. Caso não seja feita a manutenção, a empresa receberá uma multa de R$ 2.131,59 por veículo reprovado. Já para os veículos considerados em boas condições de funcionamento foram emitidos Certificados de Índice de Fumaça.
Até o final do ano, a Semma fiscalizará os veículos das 32 empresas que possuem cadastro, entre transportes coletivos e serviços.

Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma
Fotos: Oswaldo Forte

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...