Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 08, 2011

Nova unidade satélite de hemodiálise será inaugurada em setembro

Trinta e quatro máquinas deverão ser instaladas na unidade satélite de hemodiálise do Hospital de Clínicas Gaspar Viana, que está em fase de conclusão no bairro Batista Campos, no antigo hospital da Polícia Militar. Previstas para serem concluídas até setembro, as obras têm sido acompanhadas de perto pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Helio Franco, como parte do compromisso do governo estadual na tentativa de zerar, em Belém, a lista de espera de portadores de Doença Renal Crônica (DRC) por tratamento.
Iniciadas no dia 28 de maio deste ano, as obras da nova clínica estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). Oitenta trabalhadores da construção civil atuam, diariamente, numa área que envolve mais de 1.200 metros quadrados. "Os equipamentos destinados ao hospital já foram adquiridos, as equipes também já estão sendo treinadas. Em no máximo 60 dias o centro será inaugurado", afirma a secretária adjunta de Estado de Saúde, Rosemary Góes, coordenadora da Câmara Técnica de Nefrologia. A nova unidade contará com tratamento de água específico e equipamentos modernos.
A hemodiálise é um procedimento que filtra o sangue, retirando toxinas, excesso de sal e líquidos. Este procedimento controla a pressão arterial e mantém o equilíbrio de diversas substâncias químicas como a uréia, o sódio, o potássio e cloretos essenciais na manutenção da vida dos portadores de DRC. As sessões de hemodiálise são geralmente realizadas três vezes por semana, com duração de quatro horas.
Segundo o secretário Hélio Franco, as novas máquinas deverão acabar com a fila para hemodiálise em Belém. “Com essas máquinas funcionando não teremos mais nenhum paciente esperando em Belém por hemodiálise”, afirmou. Na nova clínica os pacientes deverão ser atendidos por equipe diretamente envolvida no atendimento dos pacientes em programa de hemodiálise, composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólologos e assistente social.

Paralela à construção da unidade satélite, a Santa Casa de Misericórdia, em Belém, deve receber mais 12 máquinas para o tratamento preferencial de crianças. Serão beneficiadas 16 crianças internadas no Gaspar Viana que devem ser atendidas no novo espaço, que oferecerá um ambiente mais humanizado para esses pacientes.
Desde janeiro deste ano o governo estadual tem se empenhado em ampliar o tratamento de hemodiálise em todo o Estado. Em municípios do interior o problema já foi sanado. São 81 novas máquinas completando a quantidade de equipamentos em hospitais de referência, distribuídas em Altamira (16), Redenção (22), Santarém (37) e Bragança (10).

Mozart Lira - Ascom Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...