Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 08, 2011

Sespa promove seminário de mobilização contra o escalpelamento em Breves

O município de Breves, na Ilha do Marajó, sedia a partir desta quarta-feira, 10, o segundo Seminário de Mobilização Social e Capacitação de Combate ao Escalpelamento. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação de Educação em Saúde e Mobilização Social e da Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento. O objetivo do evento é prevenir e combater esse tipo de acidente, ainda comum em áreas ribeirinhas e que vitima dezenas de mulheres e crianças. O arquipélago do Marajó é a região que registra o maior número de ocorrências de escalpelamento atualmente.
Somente este ano já foram quatro os acidentes deste tipo, ocorridos em Portel, Curralinho, Barcarena e Oriximiná. Em 2009 as ocorrências chegaram a 20, caindo para cinco em 2010. Apesar dessa redução, o Estado e demais entidades que atuam no combate ao problema trabalham intensivamente para eliminar de uma vez por toda essa prática, ainda comum entre alguns condutores de barcos, de navegar sem a proteção do eixo dos motores. Nos últimos 29 anos, a perda parcial ou total do couro cabeludo provocada pela sucção do eixo dos motores - ocorridas por conta da ausência de proteção desse equipamento - já vitimou 250 pessoas. 
A coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social da Sespa, Socorro Silva, explica que a região do Marajó tem sido alvo de ações permanentes voltadas para esse fim. "O governo do Estado tem se esforçado para firmar parcerias com sindicatos de pescadores, barqueiros, pastorais, conselhos tutelares e rádios comunitárias para sensibilizá-los sobre o perigo do escalpelamento", esclarece.
O escalpelamento é conseqüência direta da falta de segurança nas embarcações de menor porte. O motor e o eixo descobertos oferecem risco a quem está próximo, principalmente mulheres e crianças. Quando o motor é ligado, o eixo gira em alta velocidade. Como é comum durante as viagens pelos rios que esses barcos fiquem alagados, alguns passageiros acabam tendo que ajudar a tirar o excesso de água. É nesse momento, ao se aproximarem do equipamento, que muitas meninas têm os cabelos sugados e o couro cabeludo arrancado.
Os participantes do encontro debaterão o Plano Estadual de Erradicação do Escalpelamento. A proposta consiste, ainda, em rearticular os comitês municipais em favor de novas parcerias com a sociedade civil. Profissionais da Santa Casa de Misericórdia do Pará ministrarão, pela primeira vez na região, um minicurso de atendimento às vítimas de escalpelamento.
Além da Sespa, participarão do seminário em Breves representantes de todos os organismos que compõem a Comissão Estadual de Erradicação do Escalpelamento: Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento (Paives) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e do Espaço Acolher; Capitania dos Portos da Amazônia Oriental; Defensoria Pública da União – Seção Pará (DPU); Ministério Público Estadual (MPE); Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) e Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape).
Serviço: O seminário acontecerá no auditório do Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional de Breves (CEDEP), localizado à avenida Rio Branco, s/n, bairro do Aeroporto. Informações pelo telefone (91) 4006-4329.
Programação:
Dia 10/08/11 (Quarta-feira)
9h - Abertura oficial com autoridades e convidados.
10 às 12h - Mesa 1: Política Estadual de Combate ao Acidente com Motor (Escalpelamento)/ Atendimento às Vítimas de Escalpelamento
Conferencistas: Dr. Helio Franco de Macedo Junior (Secretário Estadual de Saúde do Pará) e representante da Fundação Santa Casa.
14 às 18h - Mesa 2: Aspectos Jurídicos às Vítimas de Escalpelamento
Conferencistas: Representante da Defensoria Pública da União no Pará (DPU) e representante do Ministério Público da União.
Dia 11/08/11 (Quinta-feira)
8h às 12h - Mesa Redonda: Fiscalização e Prevenção aos Acidentes / Estudo sobre a proteção do eixo do motor
Participantes: Maria Cristina dos Santos (coordenadora da ONG dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor - Orvam); representantes da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, Fundacentro e de comitês municipais de combate ao escalpelmento.
14h às 17h - Roda de Conversa: Planejamento e execução da Política Estadual de Acidentes com Escalpelamento.
Participantes: Autoridades Municipais de Saúde, Representantes Institucionais e da Sociedade Civil.
17h30 – Encerramento
Dia 12/08/11 (Sexta-feira)
8h às 17h - Minicurso de Capacitação para Atendimento às Vítimas de Escalpelamento, ministrado pela Fundação Santa Casa de Misericórdia, e minicurso de Capacitação de Profissionais Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem.

Mozart Lira - Ascom/Sespa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...