O Prefeito de Belém e uma comitiva de vereadores da CMB visitam nesta terça-feira (22), às 11h, as obras do Portal da Amazônia. Cerca de 20 vereadores já confirmaram presença. Eles vão conhecer de perto, na companhia do Prefeito, como andam os trabalhos que estão sendo realizados. “Nós vamos ter uma visão ampla da obra e uma noção do andamento da mesma”, diz o Vereador Nadir Neves(PTB).
O PORTAL
Pela primeira vez, na história de Belém, um problema crônico de falta de saneamento e de infraestrutura de uma área importante da capital é enfrentado. O projeto Portal da Amazônia não só saiu do papel, como terá sua primeira etapa concluída em novembro deste ano. A área compreende os bairros do Jurunas e Guamá e estava sendo degradada há décadas por madeireiras, fábricas de palmito, argila e portos. Atualmente cerca de 20 máquinas trabalham no local fazendo a terraplanagem para posterior pavimentação do trecho que vai da Veiga Cabral até a Mundurucus, que corresponde a primeira etapa do projeto.
O prefeito de Belém, Duciomar Costa, tem acompanhado o andamento das obras e destaca o retorno que ela representa para a população. "Estamos devolvendo para Belém a vista para o rio, com mais qualidade de vida e infraestrutura para os moradores da região”, garantiu o prefeito.
O projeto Portal da Amazônia modificará radicalmente a orla da cidade, criando um calçadão com mais de seis quilômetros de extensão, de frente para o rio Guamá, com áreas destinadas ao esporte e lazer, portos, trapiches e quiosques. Seis pistas facilitarão o fluxo de veículos que, atualmente é problemático no trecho da Avenida Almirante Tamandaré à Universidade Federal do Pará (UFPA). O investimento do Portal da Amazônia é de R$ 133 milhões.
O Portal da Amazônia é composto por dois grandes projetos: a Orla de Belém e a Macrodrenagem da Estrada Nova, que deve beneficiar mais de 300 mil pessoas, em 10 bairros, com serviços de drenagem, pavimentação, tratamento de água e esgoto, e ainda com a construção de moradias dignas às famílias que hoje vivem em palafitas às margens do canal da Estrada Nova.
Cerca de 700 famílias já foram remanejadas. Elas receberam indenização ou vivem de aluguel com o auxílio moradia oferecido pelo município, enquanto as unidades habitacionais que estão sendo construídas no local não ficam prontas. Outras 942 famílias devem ser remanejadas para a conclusão total do projeto.
A orla da Estrada Nova valorizará as características locais e ambientais do Rio Guamá, proporcionando melhoria social e saneamento, além de incrementar o turismo e gerar emprego e renda. Entre os bairros contemplados pelo projeto estão Batista Campos, com o canal da Caripunas, Jurunas com o canal da Timbiras e Cidade velha com o canal da Bernardo Sayão.
No planejamento constam a melhoria da drenagem urbana, com a recuperação de todo o sistema de microdrenagem da região, meio fio, boca de lobo, tubos de drenagem, poços de visita até limpeza urbana; infra- estrutura viária com duplicação de vias, criação de áreas de estacionamento e ciclovias; infra- estrutura de saneamento com ampliação e/ou implantação do sistema de água potável, esgotamento e o tratamento dos afluentes sanitários e a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE; sustentabilidade social e institucional, com moradores da região recebendo cursos de consciência sócio ambiental e profissionalizantes gratuitos para aumento da renda. Estas ações vão contribuir significativamente para a melhoria do IDH de Belém (Índice de Desenvolvimento Humano do Município).
A sub- bacia I está localizada na Avenida Bernardo Sayão, entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon. Neste perímetro existem três canais: Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras. Atualmente, o canal da Bernardo Sayão, no perímetro Veiga Cabral à Fernando Guilhon, possui 1.060m de canal a céu aberto. Com a obra, passará a ter 1.240 m de galeria fechada.
Já o canal da Caripunas terá 300m de galeria fechada. Por fim, o canal da Timbiras, que tem 620m de canal a céu aberto, passará a 690 m de galeria fechada, gerando um total de 2,4 quilometros de Macrodrenagem. Sobre as galerias, haverá projetos de paisagismo, revitalização de iluminação pública, ciclovias, quiosques, restaurantes, além de academias ao ar livre.
Há décadas os canais da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, apresentam sérios problemas, como lixos e entulhos, comportas manuais e tubos obstruídos. Com a ação de Macrodrenagem isto irá mudar. A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria estrutural, para que possam comportar, de maneira eficiente, a maior quantidade de águas pluviais, de forma salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e a exposição das pessoas a doenças causadas pela falta de saneamento básico.
As obras do Portal da Amazônia seguem pelo Rio Guamá, iniciando na travessa Veiga Cabral, ao lado do Mangal das Garças, e seguindo até a Rua Fernando Guilhon. A partir daí, o Portal segue duplicando a orla até a Universidade Federal do Pará (UFPA). A obra da Sub Bacia 1, que sai da orla e vai até a Praça Batista Campos, na travessa Padre Eutíquio, contará com um trabalho de microdrenagem, com rede de coleta esgoto que será distribuído em 3 estações de tratamento. Na área total de abrangência, a Sub Bacia 1 vai da Padre Eutíquio até a Orla e da Veiga Cabral até a Fernando Guilhon.
“São duas obras distintas, mas que se complementam”, descreveu o prefeito Duciomar Costa. O Portal da Amazônia terá seis pistas com largura de 70 metros, área de passeio, estacionamento e ciclovia. “Parte do espaço será reservada para lazer, com quadras de esporte, áreas para ginástica, quiosques e muito mais, nos moldes das orlas construídas em outras capitais, como Recife e Rio de Janeiro. O Portal da Amazônia beneficiará direta cerca de 400 mil pessoas”, enfatizou o prefeito Duciomar Costa.


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