A Prefeitura de Matinhos retirou a exigência de exame de HIV o concurso público que está realizando para mais de 300 vagas. O exame constava dos editais do concursos com caráter eliminatório. O candidato deveria apresentar os resultados dos exame para só depois realizar exame médico normal.
A notícia repercutiu negativamente em todo o Brasil. O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLTT), Tony Reis, recebeu denúncia de moradores do município. Segundo ele, dois candidatos portadores do vírus da Aids enunciaram a discriminação.
Com os tratamentos existentes hoje, pessoas podem viver com a doença por até 30 anos. “A Constituição prevê que são invioláveis a intimidade e a vida privada das pessoas”, declarou Reis ao site O Globo Online. O dirigente ainda diz que este tipo de discriminação é condenada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Nota da prefeitura assinada pela Assessoria de Comunicação informa que “em momento algum existiu preconceito ou discriminação” que o erro estava sendo corrigido com a reedição dos editais.
A nota da Prefeitura de Matinhos:
A Prefeitura Municipal de Matinhos vem a público através de sua assessoria de imprensa lamentar o erro ocorrido durante a elaboração dos editais referentes aos números 39 a 42/2011 do Concurso Público Municipal, onde constava o pedido de exame HIV, informamos que os mesmos já foram ratificados desde o dia 23/08/2011, e de forma alguma, e em momento algum existiu preconceito ou discriminação.
O Concurso Público da Prefeitura Municipal de Matinhos conta no momento com mais de oito mil inscritos, e é uma parceria entre Prefeitura e UFPR garantindo assim total transparência nos resultados.
Douglas Gabriel da Silva.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Matinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário