Nesta quinta-feira, 25, a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA), vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) comemorou seu 23°ano de instalação oficial. O primeiro polo de atendimento funcionava em um casarão na travessa Rui Barbosa, esquina com a avenida Nazaré. “Nós trabalhávamos em baixo, a gente até chamava de porão” lembra a secretária da diretoria, Celeste Souza, funcionária há mais de 20 anos, se referindo carinhosamente ao subsolo do casarão em que trabalhavam.
Após nove anos da primeira instalação, o Procon/PA mudou-se para o prédio onde hoje funciona a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Lá ficou por mais 10 anos e depois mudou-se novamente, dessa vez para a avenida Almirante Barroso, uma das mais movimentadas de Belém. Três anos depois, em 2010, o Procon/PA recebeu um novo prédio, localizado na travessa Castelo Branco, onde está instalado até hoje.
Muitas ações marcaram o Procon/PA ao longo desses 23 anos, como o “Kit-Procon”, em que as pessoas se dirigiam até os Correios e faziam suas reclamações por meio de uma ficha que mais tarde chagava por correspondência no polo de atendimento. Outra ação importante desenvolvida foi o “Pró-comunidade”, em que eram oferecidos palestras e cursos aos líderes comunitários com o objetivo de conscientizar a população do seu direito enquanto consumidor. Hoje, o Procon/PA realiza os atendimento em quatro polos, fiscaliza estabelecimentos e oferece palestras e cursos com intuito de garantir os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Os atendimentos são feitos diariamente e chegam em média, no polo central, a 60 pessoas. Diante dessa média podemos supor que 300 pessoas são atendidas por semana, 1.200 por mês, e 14.400 por ano, e supõe-se que mais de 300 mil pessoas já tenham sido atendidas ao longo desses 23 anos de Procon/PA.
A grande quantidade de pessoas não se restringe apenas aos consumidores. Pelo órgão já passaram aproximadamente 1.250 funcionários dos mais diversos perfis e formações profissionais, como veterinários, contadores, economistas, técnico em educação, entre outros. Devido a grande demanda de reclamações e ao crescimento do comércio ao longo de pouco mais de duas décadas, hoje, a diretoria de proteção e defesa do consumidor conta com quatro polos de atendimentos só na capital. Vale lembrar também que existem outros novo polos municipais distribuídos em Santarém, Parauapebas, Breves, Marabá, Castanhal, Rondon do Pará, Barcarena, Paragominas e o mais recente, Jacundá, tudo com objetivo de atender a população e assegurar os direitos do consumidor.
Ascom Sejudh
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