A assistência farmacêutica reúne ações voltadas à proteção e recuperação da saúde, através do acesso e uso racional dos medicamentos, tendo como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida da população.
Para reduzir o número de internações por intoxicação em função do uso incorreto de medicamentos, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), uma capacitação e atualização nas práticas da Farmacoterapia.
O curso, que teve o tema “Um olhar à Saúde da Mulher”, foi voltado para os profissionais que atuam na área da saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, acadêmicos, entre outros. Os participantes receberam orientações adequadas que devem ser repassadas a cada paciente sobre o uso correto dos medicamentos utilizados no tratamento de doenças,
As práticas e teorias propostas pela Farmacoterapia foram abordadas de forma correlata a assuntos ligados à saúde feminina, tais como: indução ao parto, imunidades, vaginoses bacterianas, entre outros, além de obter melhor ação e conseqüentemente redução do tempo de adoecimento ou permanência em hospitais.
De acordo com Nazaré Alencar, coordenadora da Referência Técnica de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) o curso terá continuidade. “Este é o primeiro curso de muitos que estamos planejando fazer. Queremos orientar não só quem trabalha diretamente com medicamentos, mas a todos os que trabalham na área de saúde de alguma forma”, disse.
Durante a capacitação, foram discutidos os cuidados que devem ser tomados, como a não utilização de medicamentos indicados para outra pessoa; usar os utensílios de medida (copo, colher, conta-gotas, etc.) de acordo com as instruções; utilizar medicamentos conforme a indicação do médico ou farmacêutico; seguir o horário e a duração do tratamento conforme estabelecido na consulta; caso esquecer uma dose, não utilizar dose dupla na próxima vez; proteger os medicamentos da luz, calor e umidade, observando os demais cuidados contidos na embalagem, manter sempre os medicamentos fora do alcance das crianças, etc.
Uma das participantes do evento, a estudante de farmácia, NatáliaCcruz, achou de grande importância o curso para seu currículo acadêmico. “É um tema muito interessante, achei muito válido ter participado. Aprendi coisas que ainda não tinha conhecimento e também posso repassar”, afirmou.
Farmacoterapia - É uma forma simplificada de tratamento de doenças e agravos, realizada unicamente por meio de medicamentos e sem a necessidade de técnicas mais invasivas, como cirurgias. O tratamento e acompanhamento desta terapia têm de ser constante, obrigatoriamente com prescrição médica e avaliação de um profissional farmacêutico, que irá auxiliar o paciente na conduta de utilização dos mais variados tipos de medicamentos.
Texto: Denise Silva – Ascom Sesma
Fotos: Roberta Brandão


Nenhum comentário:
Postar um comentário