Com o objetivo de divulgar a importância do profissional de fonoaudiologia em projetos de incentivo ao aleitamento materno, o conselho da categoria e a Fundação Santa Casa de Misericórdia fizeram, nesta sexta-feira (5), a campanha “Bebê sarado mama no peito”. A ação alertou os pais para os riscos que as chupetas e mamadeiras trazem para a amamentação, respiração, mastigação, dentes e fala da criança.
Segundo fonoaudióloga Débora Costa, que coordena o núcleo de reabilitação da Santa Casa, a ação, que está dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, foi idealizada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia em parceria com o conselho regional. ”A Santa Casa é uma das maiores maternidades do Brasil e hospital de referência na neonatologia. Por isso a ação aconteceu aqui”, disse.
A campanha salientou a importância da fonoaudiologia no fortalecimento da amamentação. “As mães devem evitar o uso de mamadeiras e chupetas, porque podem prejudicar o desenvolvimento dos músculos da face da criança. O esforço que o bebe faz para mamar lhe traz muitos benefícios. Ao movimentar a musculatura facial, a criança evita a má formação dos ossos do rosto e dos dentes e problemas com a fala”, explicou.
As mães receberam um guia que ressalta os benefícios da amamentação, como o fortalecimento do vínculo do bebê com a mãe, a redução da mortalidade infantil e a proteção da criança contra inúmeras doenças. Além disso, a prática faz a mãe perder peso mais rápido, ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminui o risco de hemorragia e de anemia e reduz o risco de diabetes e de cânceres de mama e de ovário.
Ascom Santa Casa
Nenhum comentário:
Postar um comentário