A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participa, dias 17 e 18 deste mês, do primeiro encontro sobre agrotóxico no Pará. O evento será promovido pela Comissão Estadual de Agrotóxicos (CEA), da qual fazem parte diversas instituições estaduais e federais, entre elas a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
O encontro será destinado a estudantes e profissionais ligados à agricultura, como produtores rurais e engenheiros agrônomos. O objetivo é informar a sociedade sobre os avanços no cumprimento das exigências legais referentes ao comércio e uso de agrotóxicos. Também será feito um debate sobre os problemas que ainda persistem e as estratégias para neutralizar os impactos negativos ao meio ambiente, à saúde humana e dos animais, ocasionados pelo uso incorreto do produto.
Para a engenheira agrônoma do Departamento de Vigilância e Saúde da Sespa, Tereza Coelho, o encontro será importante para promover a sensibilização do uso adequado do agrotóxico na agricultura paraense. “Será um grande encontro. Vamos expandir os debates sobre o assunto, e, assim, levar a informação adequada sobre o uso do agrotóxico para os produtores e demais profissionais da área”, afirma.
Os agrotóxicos são usados na agricultura e funcionam como importante arma no combate às pragas e doenças que atacam a lavoura em todo país. Segundo a CEA, o Brasil divide com os Estados Unidos a posição de maior consumidor desse tipo de produto no mundo.
A agricultura paraense ainda não usa agrotóxicos em grande escala, mas com a expansão das culturas de grãos como a soja e o milho e a produção de dendê para produção do biodiesel, altas dosagens desse tipo de produto devem ser usadas, embora nem sempre de forma correta e segura pelos produtores.
O encontro sobre agrotóxico acontecerá no auditório do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado. Os profissionais da área interessados podem se inscrever até o dia 16 deste mês, pelo e-mail cea_para@yahoo.com.br.
Edna Sidou – Sespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário