Total de visualizações de página

sábado, agosto 27, 2011

Ultimo dia do Festival de Música na Catedral e no Teatro Cláudio Barradas

Quem foi à Catedral Metropolitana na noite desta sexta-feira (26), foi surpreendido ao entrar na igreja e perceber que todos os bancos estavam de costas para o altar. Essa estranha mudança teve um motivo especial: a apresentação das sopranos Dione Colares e Alpha de Oliveira no XXIV Festival Internacional de Música do Pará. Elas cantaram no mezanino, onde fica o órgão, na entrada da igreja.O imponente instrumento do século XIX acompanhou as sopranos durante toda a apresentação, tocado por Paulo José Campos de Melo. A primeira parte do concerto foi a peça “Stabat Mater”, de Pergolesi. A segunda parte foi composta por sete músicas, entre elas “Pai Nosso”, de Malotte e “Ave Maria”, de Mascagni.
No fim do espetáculo o técnico em edificação, Luiz Antônio Almeida, questionou animado: “o que se pode dizer depois de uma apresentação dessas? Uma maravilha!”, ele mesmo respondeu. O professor de artes Roberto da Fonseca levou cerca de 20 alunos da escola pública para a apresentação. “É importante que os alunos tenham contato com a música. É muito bom poder fazer isso neste festival que tem vários tipos de apresentações e atrações nacionais e internacionais”, explicou. Viviane Régia, aluna da 6ª série, estava animada com a apresentação. “Achei muito legal. Antes eu nem conhecia esse tipo de música, e agora estou achando muito interessante. De todas as apresentações que assisti, a de hoje foi a melhor”, disse. Darlei Veloso, por sua vez, nunca tinha entrado na igreja da Sé.“É tudo muito lindo e a música combinou com a igreja. Gostei muito e quero voltar outras vezes”, falou o estudante da 5ª série.
A programação seguiu no Teatro Cláudio Barradas com a apresentação da Orquestra de Choro Uirapuru, às 23 horas. Platea animada e a impressão que se tinha era que a qualquer momento as pessoas levantariam para dançar. Dona Maria de Nazaré, de 67 anos, era uma delas: “O chorinho me traz ótimas lembranças, me sinto como se tivesse 20 anos. Fui para algumas apresentações do festival, mas nunca nesse horário, só que não dava pra perder isso”, contou. Este foi o último dia de apresentações na Catedral Metropolitana e no Teatro Cláudio Barradas, mas o Festival Internacional de Música continua até este domingo.

Dani Filgueiras - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...