Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 01, 2011

CULTURA: Acompanhe as novidades desta terça-feira

Terças Musicais apresenta
alunos e professores em recital
O Projeto Terças Musicais do Conservatório Carlos Gomes apresenta nesta terça-feira, 1, um encontro entre alunos e professores às 18h na Sala Ettore Bósio. Alunos dos professores Ana Lucia Rocha, Gelda Liane Silva e Felipe Andrade Silva (piano), Acácio Cardoso (flauta doce) e Margareth Beltrão (violino) além de Verena Abufaiad e Ivana Venturieri Pires, ambas pianistas, apresentarão um programa que contemplará obras de Liszt, Schumann, Francisco Mignone, Eliete Tavares, Luiza Camargo, Beethoven, entre outros. O concerto é aberto ao público e tem entrada franca.
Frutos do Pará apresenta
“Amazônia Lendária” na Estação
O experiente grupo folclórico Frutos do Pará apresenta nesta sexta-feira, 4, o espetáculo “Amazônia Lendária”, a partir das 18h, na Orla do Armazém 3 da Estação das Docas. O Show de folclore popular promete envolver o público com danças e bonecos grandes que contam a história da matinta perera, cobra grande, botos e outras lendas da Amazônia.
“Queremos convidar o público a vir experimentar esta magia que existe na cultura do Pará. Quem vier assistir nossa apresentação será envolvido com certeza pelas danças e as cobras grandes que foram feitas de ferro e arame revestidas por naipe e com olhos bem grandes que acendem e muito mais, confira!”, convida Nazaré Azevedo, coordenadora e coreografa do grupo.
Depois de uma turnê no mês de agosto e de participar do “Projeto Nazaré em todo Canto”, da Secretaria de Cultura do Pará. O grupo Frutos do Pará retorna ao palco da Estação atendendo aos pedidos. Nazaré Azevedo afirma que “faremos esta apresentação que vai durar cerca de uma hora, com um figurino de primeira, serão 10 músicos e 16 pares de dançarinos que mostrarão o melhor da nossa cultural ao público da Estação”.
Serviço:
Grupo Frutos do Pará
Data: 4/11, sexta-feira a partir das 18h
Local: Orla do Armazém 3 na Estação das Docas
Entrada Franca
Isa Arnour/ Ascom OS Pará 2000
Ópera Tosca - Coletiva
No dia 3 de novembro, às 10h, no Theatro da Paz, acontece a coletiva para a estreia da ópera "Tosca". O X Festival de Ópera do Theatro da Paz será aberto com a obra de Puccini no dia 8 de novembro, às 20h (reapresentações dias 10 e 12). No elenco, a soprano Silviane Bellato, o tenor Eric Herrero e os barítonos Rodrigo Esteves e Saulo Javan nos papéis principais. Também participam da montagem o baixo-barítono Jefferson Luz, o barítono Ytanaã Figueiredo, o tenor Antônio Wilson Azevedo, o baixo Raimundo Mira e a soprano Thaina Souza. Participam da coletiva o Secretário de Cultura, Paulo Chaves; o diretor artístico e coordenador do festival, Gilberto Chaves; o diretor cênico, Mauro Wrona; os maestros Carlos Moreno (direção musical e regência) e Vanildo Monteiro (regente do coro) e parte do elenco.
ópera se passa em Roma em 17 de junho de 1800, três dias após a batalha de Marengo, na qual Napoleão Bonaparte derrotou os exércitos austríacos. A obra terá a presença de dois corais: o Coral Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz e o Coral Infanto-juvenil Vale Música. A escolha da obra de Puccini para a abertura do festival foi do próprio Secretário de Cultura, Paulo Chaves. E o motivo dessa escolha é o fato de Tosca abordar um tema sempre atual, independentemente da trama romântica, pois possui um fundo político, com tortura para obter confissões, suicídios, um julgamento sumário e sem direito de defesa, culminando com fuzilamento. Nesta produção, o maestro Carlos Moreno conduz a Orquestra do Theatro da Paz, com direção cênica de Mauro Wrona, figurinos de Elena Toscano e cenários de Fernando Pessoa.
Expo Marajó e Búfalo Fest
foram sucesso de público em Soure
O resgate da cultura marajoara voltado para o turismo na maior ilha fluvio marinha do mundo, foi a proposta da Exposição Agropecuária do Marajó e o Búfalo Fest, que encerrou no último domingo (30), no Parque Irval Lobato, no município de Soure. O evento atraiu visitantes de todas as cidades do arquipélago, de Belém e turistas de outros Estados.
Foi grande também a participação popular na programação técnica, que incluiu cursos de boas práticas agrícolas, manipulação de alimentos e informática, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A gincana escolar teve o objetivo de atrair o interesse dos jovens para a feira.
A Expo Marajó deste ano também marcou a volta da corrida rústica do cavalo marajoara, que tem duração de dois dias, desde Cachoeira do Arari até Soure. O rodeio foi um dos eventos mais frequentados, mas a corrida de búfalo, o basquete de cavalo e as lutas marajoaras também atraíram a atenção dos visitantes.
Na parte gastronômica da Expo Marajó, o sucesso foram os concursos culinários como o de linguiça, frito do vaqueiro e o queijo marajoara, que foi tema do evento. Feito com o leite de búfala de forma artesanal, o queijo do Marajó é muito apreciado em pratos saborosos que foram degustados na feira.
A Exposição do Marajó foi a pioneira do Pará, realizada há 47 anos e há três acontece junto com o Búfalo Fest, que mostra todo o potencial da produção agropecuária marajoara. A forte mobilização deste ano animou os organizadores do evento que prometem trabalhar para repetir o sucesso na exposição de 2012.
Leni Sampaio – Sagri

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...