Com a proposta de revisitar o tradicional, por meio de design diferenciado, mais de 40 anéis de formatura em ouro, prata e gemas minerais compõe a 2ª exposição “Futuro Brilhante”, aberta na noite de terça-feira (1º), no Espaço São José Liberto. Realizada pelo grupo Elos da Amazônia, formado por profissionais vinculados ao Polo Joalheiro do Pará, a mostra é voltada principalmente para turmas de formandos de nível superior, e poderá ser visitada até 13 de novembro, com entrada franca.
Segundo Camilla Amaral, integrante do grupo e organizadora da mostra, o sucesso entre os formandos na primeira edição em 2010 foi a grande motivação para a realização desta segunda exposição, que além de anéis masculinos e femininos também conta com brincos (que integram o conjunto com os anéis), pingentes de formatura e prendedor de gravata. Ela explica que, para este ano, a ideia era fazer uma releitura das peças do ano passado. “Trazemos o tradicional, mas visto de forma diferente. O modelo "chuveirinho", por exemplo, que é bastante tradicional, vem mais baixo e com um aro diferenciado”, informa.
Outro destaque da coleção são os elementos regionais e naturais utilizados na produção das peças, que vão do caroço de tucumã ao pó de carvão e à casca de ovo. “Esses também são bastante procurados. Algumas pedras, quando quebradas, se transformam em vidro, outras em pó. As que viram pó também foram utilizadas na esmaltação e no preenchimento. Essa mescla do regional e do natural, tanto com o ouro quanto com a prata, é outro diferencial de alguns anéis”, explica Camilla.
Cotidiano - A coleção também promete agradar a todos os gostos e bolsos, com preços que variam de R$ 190,00 a R$ 2 mil. Os produtores Ismael e Ana Cássia Lima, da Iana Joias, que apresentam cinco modelos na exposição, contam que as peças foram pensadas também para o uso cotidiano. “Os formandos também buscam um anel não só para ser usado em um único momento, mas para o dia a dia. Além do design exclusivo, dos elementos artesanais, também pensamos nisso”, destaca Ana Cássia.
A partir das peças expostas, o produtor e ourives Irlândio Matos, que integra a exposição com dois modelos, explica que a confecção pode ser feita de acordo com a orientação do comprador e do curso realizado. “O cliente está sempre procurando novidade. E o símbolo da formatura (o anel) tem que ser algo especial e único. Nós projetamos nossas peças em cima disso”, afirma Irlândio.
Incentivo - O grupo Elos da Amazônia conta com sete pequenas empresas - Amajoias, AmazonArt, Camilla Amarall, Iana Joias, IM Joias, Jodjoias e Leudo Joias-, e foi formado em 2010 como parte do processo de incentivo a novos empreendimentos, desenvolvido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição gerenciadora do Polo Joalheiro.
Todos os profissionais são designers, ourives e produtores que integram o Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Metais Preciosos, mantido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA).
Serviço: 2ª Exposição "Futuro Brilhante". De 1º a 13 de novembro de 2011, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas). Visitação de terça a sábado, das 09h às 19h, e domingos e feriados, das 10h às 19h. Entrada franca. Mais informações: Igama/NDTO: (91) 3344-3518 e 8379-4441.
Amanda Engelke – Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário