Total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 02, 2011

SAÚDE – EXCELENTE NOTÍCIA: Vacina contra dengue só fica pronta em 5 ou 6 anos, diz secretaria do RJ

A especialista da Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde do Rio, Hellen Miyamoto, disse na tarde desta segunda-feira (31) que somente em cinco ou seis anos a população poderá contar com uma vacina contra a dengue.
Segundo explicou, testes estão sendo feitos na Fundação Oswaldo  Cruz, no Rio, e no Instituto Butantã, em São Paulo, mas os resultados atuais mostram que a vacina ofereceria pouco tempo de imunização. Quem tomasse a vacina ficaria protegido contra o Aedes Aegypti por apenas três meses. Ela explicou ainda que no ano que vem começam os testes com seres humanos.
Hellen falou a deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, em audiência pública sobre a dengue no estado nesta segunda-feira. Ela afirmou que este ano foram instalados no estado 56 centros de hidratação para tratamento da dengue.
saiba mais
 Vacina contra a dengue é testada em cinco capitais brasileirasVacina contra a dengue está sendo testada em GoiâniaO deputado Bruno Correia (PDT), presidente da comissão, anunciou que os parlamentares vão preparar um documento para ser enviado ao governo do estado pedindo cópias dos planos de contingência dos municípios para a prevenção e o combate à dengue, e cobrando esses documentos de 20 municípios que ainda não os enviaram
Tipo 4
Onze casos de dengue tipo 4 foram registrados no município de Niterói, no estado do Rio, este ano, segundo  Hellen Miyamoto.
O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública, segundo especialistas, não somente pelo vírus, que não seria mais perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo, o que aumenta ainda mais a probabilidade de uma pessoa se infectar.
Segundo Hellen, o vírus tipo 4, que apareceu primeiro na região amazônica, já chegou ao Rio de forma incipiente, mas pode se alastrar. A incidência da doença tem aumentado na Região Serrana, segundo ela, possivelmente por causa das enchentes.
Representantes ausentes
O deputado Bruno Correira lamentou, na abertura da audiência pública, a ausência dos representantes dos municípios fluminenses. Dos 92 municípios do estado convidados para a audiência, apenas Resende, no Sul Fluminense, e Tanguá e São Gonçalo, na Região Metropolitana, enviaram representantes, segundo o deputado.
"A situação para mim é de estranheza porque ante a previsão de epidemia grave com a incidência da dengue tipo 4, 23% dos municípios fluminenses ainda não enviaram seus planos de contigência para combater e tratar da doença", disse.
Mais de 160 mil casos desde janeiro
No dia 19, a Secretaria estadual de Saúde informou que desde o dia 2 de janeiro foram notificados 161.315  casos de dengue e foram registrados 133 óbitos no Rio de Janeiro até o dia 15 de outubro. A tendência de queda continua se mantendo nos casos notificados por mês e por semana em todas as regiões do estado, segundo a secretaria.
Para tentar evitar uma epidemia no Estado do Rio, a Secretaria estadual de Saúde criou a campanha “10 minutos contra a dengue”, que estimula moradores a gastarem dez minutos de seu dia no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em suas próprias casas.
RJ registra 161.315 casos de dengue em nove meses, diz secretaria
Imagens mostram infestação de mosquitos em condomínio no RJPaes decreta estado de alerta no Rio por causa da dengueOperação contra dengue inspeciona 500 imóveis na Zona Norte do RioMortes por dengue caem 44% no 1º semestre de 2011 em relação a 2010Secretário no RJ diz que epidemia de dengue pode ser 'a maior da história'80% dos focos estão em casa
De acordo com a Secretaria, o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A iniciativa foi inspirada numa estratégia adotada pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou entre 2004 e 2005.
A campanha traz orientações como ficar atento a calhas entupidas, caixas d’água destampadas, ralos com água da chuva acumulada, pratinhos de vasos de planta. E também alerta para a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo para evitar o acúmulo de água.
Possibilidade de epidemia
No dia 13 de setembro, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou que há "forte possibilidade de haver uma grande epidemia" de dengue em 2012. Para ele, essa será "talvez uma das piores epidemias da história do estado".
No fim de agosto, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou estado de alerta na cidade por causa da dengue. Outra prioridade do combate à dengue no verão é agilizar as vistorias de imóveis particulares e comerciais.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...