Total de visualizações de página

segunda-feira, agosto 08, 2011

Núcleo de Produção Digital lança edital para uso de equipamentos

O Núcleo de Produção Digital (NPD) Belém/Pará acaba de lançar seu edital 2011 para utilização de equipamentos para a produção audiovisual. Por meio do edital de pauta, realizadores de todo o Estado poderão ter acesso a equipamentos para a produção nos gêneros documentário, ficção, clipe, videoarte, experimental e animação.
As inscrições são gratuitas e o edital segue aberto até o mês de dezembro, sendo que os realizadores deverão solicitar os equipamentos com pelo menos 15 dias de antecedência ao início das gravações. Não serão aceitos projetos para fins publicitários, institucionais ou político-partidários.
Criado há quatro anos, o Núcleo de Produção Digital (NPD) Belém/Pará tem como objetivo fomentar a criação na área do audiovisual por meio da cessão de equipamentos aos produtores independentes do Pará, além de promover a formação, o aperfeiçoamento técnico e artístico, incentivando a produção, estudos e pesquisas na área do audiovisual em suas diversas linguagens e suportes.
O NPD Belém-Pará é gerenciado por meio de um conselho gestor do qual participam o Instituto de Artes do Pará (IAP), Rede Cultura de Comunicação (Funtelpa), Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABDeC) Seção Pará, Fotoativa e Instituto de Ciências da Arte (ICA).
O coordenador do NPD, Afonso Gallindo, explica que, como se trata de um edital de pauta, a avaliação dos projetos não é estética, mas sim técnica. “Vamos avaliar se o projeto está condizente com o cronograma de liberação do equipamento, a partir de uma escala de pautas. O objetivo principal é que todo mundo produza o seu material. Se ele é bom ou ruim, o público vai dizer”, completa.
Somente no primeiro semestre de 2011 o NPD já garantiu o apoio à realização de cinco projetos audiovisuais, entre eles a animação “Quem vai levar Mariazinha pra Passear?”, de Ester Sá, e um documentário sobre Pássaros Juninos com direção de Vladimir Cunha.
Afonso Gallindo reitera que cada projeto é responsável pelos profissionais que irão operar os equipamentos fornecidos pelo NPD, como fotógrafo, técnico de som e editor. “Mas também podemos indicar profissionais com experiência que já tenham passado pelos cursos de atualização realizados pelo próprio NPD”, acrescenta. Localizado no IAP (Nazaré, ao lado da Basílica), o NPD já ajudou a qualificar mais de 800 profissionais e deu apoio à realização de vários projetos audiovisuais, da captação de imagem e som à edição final. O edital na íntegra pode ser acessado aqui e no site do IAP: www.iap.pa.gov.br. Mais informações pelo telefone (91) 4006-2924.
Márcia Carvalho - Ascom Funtelpa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...