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quarta-feira, agosto 24, 2011

Saxofones fazem nova leitura do carimbó no Festival de Música

O 24º Festival Internacional de Música do Pará, promovido pelo governo do Estado, vem colocando os grandes artistas da música de câmera ainda mais próximos do universo popular, com apresentações gratuitas em espaços abertos. O pout porri de carimbó apresentado na tarde desta terça-feira (23) pelo Grupo de Saxofone da Fundação Carlos Gomes, no Espaço São José Liberto, foi prova disso. O ritmo genuinamente regional tomou forma ao som de cinco saxofones e encantou o público.
Logo depois, na capela, a vez ficou com a respeitada dupla de cantoras líricas Madalena Aliverti e Adriana Azulay, que, juntas, entoaram a clássica “Azulão”, de Jayme Ovalle. Madalena Aliverti garantiu tratar-se de “uma música que está na alma de cada paraense”, referendando mais uma vez a necessidade de fazer o público sentir-se parte do espetáculo.
Outra surpresa foi a primeira audição de “Madalena”, composta para a cantora lírica pelo maestro Vicente Malheiros da Fonseca, também presente no momento e devidamente aplaudido ao final da canção. A programação do fim da tarde foi transferida para a Igreja de Santo Alexandre, que teve seus 156 lugares lotados por um público que chegou debaixo de forte chuva.
A atração era imperdível: a soprano paraense Adriane Queiroz, estrela da ópera mundial, que cantou acompanhada pelo pianista e presidente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, André Kerver e René Geesing, numa apresentação que teve no repertório de Mozart a Villa Lobos. As “Cinco canções da floresta amazônica” encerraram a apresentação.
O 24º Festival Internacional de Música do Pará prossegue até domingo (28), em diversos espaços culturais de Belém, com entrada franca. A programação completa está disponível no site www.fimupa.com.br.
Dani Franco – Secom

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