Total de visualizações de página

sábado, agosto 06, 2011

Semana Nacional da Amamentação mostra importância do aleitamento materno

Com apenas dez meses de vida, o pequeno Jorge Gabriel encontra no seio da mãe, Andréa da Silva Gomes, não somente um alimento saudável, mas também um momento de muito carinho e cumplicidade. Gabriel é inscrito no Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (Proame), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e mamou exclusivamente no peito materno até os seis meses de idade. Agora sua alimentação já é complementada com outros alimentos saudáveis. O pequeno, entretanto, continua mamando. Os dois são inscritos na Unidade Municipal de Saúde da Marambaia, onde na manhã desta sexta-feira (05), aconteceu o encerramento da Semana Nacional da Amamentação.
 Andréa sabe da importância do ato de amamentar o pequeno Gabriel até os seis meses exclusivamente no peito e pretende continuar amamentado o seu filho até os dois anos ou mais. “A amamentação faz bem para o meu filho e para mim também. Além de ajudar no desenvolvimento da fala da criança, é uma relação de muito amor e carinho entre mãe e filho. Um momento único em que os dois se sentem muito amados”, afirma Andréa.
 Segundo Emília Rocha, coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Criança e do Adolescente da Sesma, o Proame - presente em 19 das 28 UMS de Belém - estimula as mães desde o pré-natal sobre a importância da amamentação logo após o nascimento do bebê, através de palestras e apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, que ajudam no esclarecimento das dúvidas das mães. Atualmente, a Sesma possui 42 nutricionistas entre outros profissionais empenhados diretamente com o Proame.
Desde 2009 Belém é considerada a capital nacional da amamentação. O reconhecimento veio através da indicação, pelo Ministério da Saúde, para a cidade receber o “Prêmio Bibi Vogel”, entregue aos municípios que se destacam na implementação de ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Belém se destacou como a cidade com os melhores índices de amamentação do Brasil.
 A Semana Nacional da Amamentação começou na última segunda-feira (01), com programação em todas as Unidades que possuem o Proame. Entre os objetivos da campanha está melhorar os indicadores de saúde da população infantil, além de incentivar a implantação e implementação do Programa nas unidades que ainda não o possuem, sensibilizando os gerentes das unidades da sua importância como ação de promoção à saúde de crianças de zero aos seis meses de vida.
 A Semana Mundial de Amamentação foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (W.A.B.A.), em Nova York, no ano de 1991, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. No Brasil, desde 1999, a coordenação da campanha é de responsabilidade do Ministério da Saúde e este ano tem como tema: “Semana Mundial de Aleitamento Materno: uma experiência em 3D”. A primeira dimensão diz respeito ao tempo: da gravidez ao desmame; a segunda significa o lugar: a casa, comunidade, sistema de saúde, etc.; e a terceira dimensão é a comunicação. Assim a comunicação é parte essencial na proteção, promoção e apoio à amamentação.
 Importância do aleitamento:
 Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que o bebê precisa. Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes de que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável. Após o seis meses, o bebê deve receber alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os dois anos ou mais, pois assim ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece.
 Durante a amamentação o bebê recebe anticorpos da mãe, para proteção contra diarréia e infecções, diminuindo os riscos de alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade. Também ajuda a criança a se desenvolver física e emocionalmente e é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes e bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Texto: Renata Reis - Ascom Sesma

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...