Total de visualizações de página

sábado, novembro 12, 2011

Seas promove capacitação para cuidadores de idosos

 A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) promoveu, no período de 8 a 11 deste mês, a oficina de multiplicadores em saúde do idoso, na unidade regional especializada Presidente Vargas. O curso foi feito em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e objetivou a instrumentalização de cuidadores e técnicos que atuam junto à pessoa idosa para o aprofundamento do conhecimento de todo o processo de envelhecimento, suas especificidades e cuidados indicados à preservação e qualidade de vida.
Participaram da capacitação cerca de 30 profissionais, entre os quais técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos e demais trabalhadores lotados nos abrigos estaduais da pessoa idosa. Durantes o curso foram repassadas aos participantes informações e treinamento para o atendimento no dia a dia dos abrigos estaduais.
Segundo a gerente dos abrigos vinculados à Seas, Almira Mendes, é importante destacar a integração intersetorial entre a Sespa e a Seas. “A saúde e a assistência social estão diretamente ligadas aos cuidados com a pessoa idosa, por isso é fundamental que essas políticas trabalhem constantemente em parceria”, destacou.
Para a gerente do abrigo Socorro Gabriel, Carmen Silva, “a capacitação foi essencial para aprofundar os conhecimentos e trocar experiência com os profissionais da área de saúde.” Foram abordados durante a oficina temas como “mitos do envelhecimento” e “noções básicas em geriatria e gerontologia”.
O assunto mais debatido entre os participantes foi violência contra a pessoa idosa. Segundo a gerente do abrigo Lar da Providência, Célia Regina Silva, não existe apenas a violência física contra o idoso. "Atualmente a violência que mais atinge os idosos é a moral e psicológica, por isso trabalhamos nos abrigos com psicólogos para acompanhar principalmente aquele idoso que foi abandonado pela família, uma das principais causas de abrigamento", destacou.
Inara Soares – Seas


Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...