Total de visualizações de página

quarta-feira, novembro 23, 2011

Uepa promove semana de iniciação científica com debates e palestras

 Com o objetivo de divulgar projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes e socializar os conhecimentos produzidos, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), o X Seminário de Iniciação Científica. A programação, norteada pelo tema "Formando pesquisadores para o futuro da Amazônia", vai debater o papel que a iniciação científica tem na formação dos alunos e no seu futuro profissional.
A abertura está marcada para as 18h30, no campus I da Uepa, no Telégrafo. Em seguida, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Jacob, fala sobre o "Papel da iniciação científica no profissional para o desenvolvimento regional", e o diretor de Pesquisa, Juarez Quaresma, aborda o tema "O diagnóstico da pesquisa no âmbito da Uepa". No dia seguinte, a programação começa a partir das 8 horas, no campus II, no Marco.
Nos últimos três anos, a Uepa quadruplicou o número de bolsas de iniciação científica, passando de 50 para mais de 200, entre bolsas próprias e de órgãos de fomento como a Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa (Fapespa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). “Com a iniciação cientifica, a instituição pode despertar já na graduação vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais acelerando assim um quadro de expansão e renovação do quadro futuro de pesquisadores da região”, afirma Juarez Quaresma.
Além disso, há o fomento do Programa de Iniciação Científica Junior, que insere os estudantes em projetos de pesquisa e revela talentos desde o ensino básico e fundamental. "Somente neste ano, recebemos 60 bolsas do CNPQ e 100 bolsas da Fapespa nesta modalidade", completa. Mais informações sobre o seminário pelos telefones (91) 3299-2270 e 3299-2200 e pelo e-mail sic.uepa@gmail.com.
Carolina Menezes – Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...