Total de visualizações de página

sábado, novembro 12, 2011

@.......... B-O BOLETIM DE OCORRÊNCIA @

Guarda Municipal apreende
cocaína e arma de
fogo em Outeiro
Durante participação na Operação “Sentinela do Norte”, da Polícia Militar do Pará, a Guarda Municipal de Belém apreendeu na manhã desta sexta-feira,11, dois quilos de cocaína e uma arma de fogo de calibre 38 que estavam em poder de dois estudantes, no Distrito de Outeiro.
 Os jovens foram conduzidos para a Delegacia de Outeiro e devem responder pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A operação Sentinela do Norte vai  continua em vários partes da cidade até uma hora da manhã de sábado (12).
 Além da Guarda Municipal de Belém, que participa com a Ronda Metropolitana da Capital (Rondac), a Polícia Militar conta também com a parceria da Companhia de Transportes de Belém-CTBel e Departamento Estadual de Trânsito-Detran.

Texto: Ascom/GMB
Edição: Comus
Segunda fase da “Sentinela
do Norte” faz patrulhamento
simultâneo
O Sistema de Segurança Pública do Pará deu início, às 8h desta sexta-feira, 11, a segunda fase da mega “Operação Sentinela do Norte”. Desta vez o reforço das ações de segurança foi deslanchado, de forma simultânea, nos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB) e demais cidades de todo o território paraense, com a participação de diversos órgãos estaduais e municipais.
A “Sentinela do Norte” visa potencializar o policiamento ostensivo e preventivo, com a execução de várias ações integradas de segurança pública e defesa social, como o patrulhamento das ruas, fiscalização itinerante e autuações, a fim de reduzir os índices de ocorrências policiais, as infrações de trânsito, roubos em transportes coletivos, garantir a ordem pública, o respeito ao ordenamento jurídico e a efetividade no combate à criminalidade, especialmente ao tráfico de drogas, nas diversas regiões do estado.
A operação leva às ruas um número expressivo de agentes de segurança de todas as instituições da área, que participam das ações policiais denominadas "Barreiras", "Saturação" e "Incursão". Em Belém e demais cidades da RMB, o efetivo policial que atua na operação envolve homens do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Missões Especiais (CME), ambos da Polícia Militar.
Também participam da segunda fase da mega operação, agentes do Centro Estratégico Integrado (CEI), Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), Polícia Civil (Diretoria de Polícia Metropolitana, Delegacia de Polícia Especializada e Grupo de Pronto Emprego), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belém e Companhia de Transportes de Belém.
Em Belém, o posto de comando da operação está funcionando no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Almirante Barroso, bairro do Marco, em Belém (entrada pela avenida Dr. Freitas). Na coordenação geral da operação estão o delegado adjunto da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e o subcomandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Oliveira da Silva.
Lene Alves - Ascom Segup
Mulher é presa tentando
entrar com droga em
Central de Triagem
Após a Operação Sentinela do Norte, realizada na última terça-feira, 8, com a finalidade de apreender materiais ilegais no interior dos estabelecimentos penitenciários do Estado, a segurança nos presídios do Pará foi reforçada. Na manhã desta quinta-feira, 11, uma mulher foi presa em flagrante quando tentava entrar na Central de Triagem Metropolitana II (CTM II), em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, com um papelote de maconha escondido nas partes íntimas.
Nelma da Rocha e Silva, 43, estava acompanhada de um menor de 14 anos. Ambos foram encaminhados à Seccional Urbana da Cidade Nova. De acordo com agentes penitenciários ouvidos pela Susipe, este foi o segundo caso ocorrid, em menos de uma semana. No último dia 6, outra pessoa foi flagrada tentando entrar no CTM II com drogas e aparelhos celulares dentro de uma vasilha com fundo falso. O inspetor de equipe, Hans Vieira, disse que a prisão foi possível graças ao intenso trabalho realizado nas casas penais. “A atenção dos agentes penitenciários é redobrada nas revistas em dia de visita aos internos”.
Segundo o delegado Paulo Davi Raiol, a acusada será autuada em flagrante por tráfico de entorpecentes, Lei 11.343/06, Artigo 33, e encaminhada ao Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CRPPC) para exame de lesão corporal. Depois será conduzida ao Centro de Reeducação Feminino (CRF). O menor será entregue ao Conselho Tutelar.
Ascom Susipe
Susipe e Senar promovem
curso de horticultura
a custodiados
O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), promove curso de capacitação em horticultura básico que consiste na prática de manejo e cultivo de hortas. A atividade é feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Esse já é o quinto curso em parceria com o Senar este ano. A carga horária é de 40 horas de aulas práticas e teóricas, que acontecem diariamente no turno matutino e vespertino. A iniciativa desenvolve a reinserção social do paciente e também oferece uma possibilidade de entrar no mercado de trabalho.
O terapeuta ocupacional da unidade, Claudileno Nascimento, diz que este tipo de atividade é positiva até mesmo para a auto-estima do custodiado. “Além de trabalhar a capacidade e potencialidade dos pacientes, também cria perspectivas futuras para eles”, ressalta. No fim do curso, os participantes receberão certificado reconhecido nacionalmente para atuar no segmento de horticultura.
A instrutora do Senar Cristiane Duarte acredita que a interação com o aprendizado de outras práticas contribui para melhorar o comportamento dos custodiados, além de certificá-los para exercer uma atividade profissional. Para ela, essa oportunidade auxilia na capacidade motora e psicológica. “Esse tipo de dinâmica alivia o estresse e melhora o convívio deles aqui dentro” destaca.
A diretora do hospital, Amanda Bittencourt, explica que o curso é a continuidade de outros que já aconteceram em parceria com o Senar. Segundo a diretora, é um exercício de superação, já que eles se tratam de um público diferenciado de custodiados. É uma grande vitória quando eles participam de cursos de profissionalização e qualificação. “Para eles é maravilhosa esta oportunidade, até porque muitos são do interior do Estado. Quando eles saírem daqui, poderão aplicar esses conhecimentos”, destaca.
O curso beneficia também na reativação da horta que existe na unidade, onde os internos exercem outras atividades, como trabalho na cozinha, jardinagem, manutenção física e serviços gerais. O custodiado Antônio Freitas diz que já exercia a ocupação de agricultor e já sabia fazer alguns processos relacionados. “Agora estou aprendendo a teoria do que eu já sabia. Quando sair vou voltar a trabalhar com isso”, garante.
A unidade conta também com um ateliê de artes e artesanato, onde os custodiados fazem pintura e produção de artesanato. Recentemente o paciente Paulo Marcelo, que está no hospital, foi premiado por sua arte. Para a primeira mostra de ações de reinserção social do Pará, que vai ser promovida pela Susipe, a unidade vai levar exatamente essas produções artísticas dos pacientes, que são feitas no ateliê com a orientação do arte-educador da unidade.
Ascom Susipe
Operação resulta em nove
veículos apreendidos
em Ananindeua
Nove veículos foram apreendidos e uma pessoa foi presa em flagrante por roubo de motocicleta durante a operação “Titan”, feita por equipes das polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, nos bairros Cidade Nova, Paar e Icuí-Guajará, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. A ação policial foi iniciada às 20 horas de quinta e concluída por volta de 1 hora desta sexta-feira (11).
No total, 64 policiais civis e militares, três equipes do Detran e peritos do CPC participaram da ação. Os policiais fizeram barreiras de fiscalização e incursões a pé por ruas dos bairros. Nos locais, condutores de veículos foram abordados e revistados. O foco da operação foi a prevenção e repressão aos roubos e furtos de veículos na área. Durante a operação, apenas uma ocorrência de roubo de moto foi registrada na área.
O autor do crime foi preso em flagrante e o veículo recuperado. Outra moto com sinais de adulteração foi apreendida e será objeto de inquérito policial instaurado pela Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores, unidade vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Segundo o delegado Marco Antônio Diarte, operações como essa irão continuar e serão levadas a outros bairros.
Walrimar Santos – Polícia Civil
Polícia Civil e Bombeiros
concluem curso de
atendimento pré-hospitalar
Trinta pessoas concluíram nesta sexta-feira (11) o curso de atendimento pré-hospitalar promovido em parceria pela Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Iniciado na última segunda-feira, o curso foi ministrado no auditório do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, em Belém. Participaram das aulas representantes de comunidades de bairros de Belém, como Pratinha e Tapanã; dos distritos de Murinim, em Benevides, e Icoaraci; e dos municípios de São Miguel do Guamá e Marapanim.
Segundo a assessora de Relações Interinstitucionais da Polícia Civil, Waldenize Braga, o curso teve por meta repassar conhecimentos sobre primeiros-socorros para que as pessoas estejam prontas a agir ao se depararem com vítimas de acidentes domésticos ou em via pública. Durante a semana, o sargento bombeiro Lima, instrutor do curso, ministrou aulas teóricas e práticas com demonstrações de atendimentos em diversas situações de risco para a vida das pessoas, como paradas cardíacas, por exemplo.
Durante o encerramento, os alunos elogiaram a iniciativa do treinamento intermediado junto ao Corpo de Bombeiros pela assessoria da Polícia Civil. “As pessoas se sentiram prestigiadas e agradeceram pela parceria entre a Polícia Civil e os Bombeiros”, enfatizou Waldenize Braga. A iniciativa da assessoria da Polícia Civil também foi elogiada pela Diretoria de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, que reconheceu a importância do curso por ter levado, pela primeira vez, a comunidade para fazer um treinamento no Comando-Geral do CBM.
Brevemente, salientou Waldenize, será ofertado outro curso à comunidade, desta vez, o de prevenção e combate a princípios de incêndios, ministrado pela Brigada de Incêndio.
Walrimar Santos – Polícia Civil
Operação Sentinela do Norte
aborda veículos e apreende drogas







O primeiro balanço parcial da segunda fase da operação “Sentinela do Norte” foi divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (11). Até o momento, foram apreendidas 200 pedras de óxi de cocaína e dois quilos de pasta da drogas. Ao todo, 1.755 veículos foram abordados em vias públicas com 86 autos de infração, lavrados contra os condutores. Destes veículos, 55 foram removidos pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e outros 14 receberam notificações. Foram contabilizadas 812 abordagens de pessoas para averiguações.
A operação é promovida pelo Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará. Iniciada às 8 horas da manhã de sexta (11), a operação policial prossegue durante a noite e se prolonga pela madrugada deste sábado (12). As ações de segurança pública acontecem simultaneamente na Região Metropolitana de Belém e interior do Pará. Estão em atuação policiais civis e militares, agentes do Detran e de órgãos municipais do trânsito. A primeira etapa da operação ocorreu no início desta semana, com revistas em todos os presídios do Pará.
Agora, policiais fazem abordagens em barreiras de fiscalização de condutores de veículos, como motos e carros de passeio, em transportes coletivos e incursões em vias públicas. A meta principal é a diminuição dos índices de criminalidade em todo Estado. Na Grande Belém, o posto de comando da operação foi instalado no Comando-Geral da Polícia Militar, no bairro do Marco. Durante a manhã, as equipes envolvidas na ação se reuniram nas sedes de Seccionais Urbanas da Polícia Civil na RMB e interior do Estado.
No bairro da Cremação, duas mulheres foram flagradas com drogas. Uma delas estava com cerca de 100 petecas de cocaína e a outra, com 350 gramas de pedra de “óxi”. Barreiras foram montadas nas principais vias do bairro. A PM entrou em ruas transversais para abordar suspeitos e condutores de veículos. No distrito de Outeiro, Ramon Rodrigo Pantoja Batista, 23 anos, e Marcos Paulo Rodrigues Castro, 20, foram flagrados por policiais militares durante abordagem na orla da localidade com 1,7 quilo de pasta de cocaína transportado em uma moto.
Em outra abordagem, na área da praia do bairro Brasília, Davisson da Silva Rocha foi flagrado com um revólver calibre 38. Ele foi autuado por porte ilegal de arma e apresentados na Delegacia de Outeiro. Em Marituba, no bairro São Francisco, Ariana Larissa Reis Nascimento, 21 anos, e uma adolescente de 17 anos foram flagradas com 17 petecas de cocaína. Também por tráfico de drogas foi preso Driellyson Jorge Costa da Silva, 22, com quem foram apreendidas 143 petecas de cocaína e uma arma caseira. Ele responde processo por homicídio e era procurado pelo crime ocorrido em 13 de setembro passado, na 7ª Rua do município.
Walrimar Santos – Polícia Civil

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...