Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 10, 2012

MACRODRENAGEM DA ESTRADA NOVA:


MACRODRENAGEM
DA ESTRADA NOVA

Famílias remanejada​s
conhecem novos
apartament​os




Vinte e duas famílias remanejadas do bairro do Jurunas em decorrência do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben) conheceram na manhã desta quarta-feira, 09, seus novos apartamentos no Conjunto Habitacional Comandante Cabano Antonio Vinagre. As visitas para conhecimento das unidades seguem um cronograma estabelecido pelo Promaben e nesta primeira fase 69 unidades serão entregues.
Para que a escolha de cada unidade fosse feita de forma democrática as 69 unidades foram sorteadas com prioridade para famílias que possuem integrantes portadores de necessidades especiais e idosos . Após a escolha dos apartamentos, o projeto de habitação entrará em nova etapa: a de agendamento para mudança das famílias aos seus apartamentos, que deverá ser feita em grupos de até 10 famílias. A prefeitura dará todo o suporte necessário para traslado dos móveis e dos objetos pessoais das pessoas contempladas com as novas habitações.
O residencial Cabano Antônio Vinagre fica situado na Avenida Almirante Barroso, esquina com a Avenida Doutor Freitas, no bairro do Marco. Com a mudança, as pessoas que antes conviviam com a lama e os constantes alagamentos, passam a usufruir de melhores condições de moradia e consequentemente, de melhor qualidade de vida. Para Fernanda Pinto que está grávida de sete meses o apartamento veio em boa hora. “Já estamos recebendo o auxílio aluguel há algum tempo e espero que quando meu filho nascer já venha pra cá. Estou feliz com o apartamento e com a localização”, declarou. Já dona Maria de Nazaré de 54 anos veio com a filha Andreza de Paula conhecer o novo imóvel. “O apartamento é ótimo e a localização é bem melhor. Acho que a família vai gostar”, disse.
O Conjunto Habitacional possui ainda vagas de garagem que serão rotativas e pontos comerciais para os moradores que declararam ter pontos comerciais quando foram remanejados. A previsão é que até junho as famílias já comecem a mudança para o local.
Promaben- A bacia da Estrada Nova é composta por quatro sub-bacias. O Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova é responsável pela obra de recuperação da sub bacia I, que corresponde ao  perímetro da Avenida Bernardo Sayão, entre Veiga Cabral e Fernando Guilhon. Nesta área segundo o último censo IBGE, 2000-2002, existem 50 mil habitantes, uma população bastante concentrada, por isso apresenta a maior densidade demográfica em relação às outras sub-bacias.
CANAIS - Os três canais situados nesse perímetro, os da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, recebem obras de macrodrenagem e as vias no seu entorno já começaram a receber nova drenagem e pavimentação. Há décadas os canais da Bernardo Sayão, Caripunas e Timbiras, apresentavam sérios problemas como acúmulo de lixo e entulhos, comportas manuais e tubos obstruídos.
Com a as obras essa condição irá mudar. A obra revitalizará os canais, propiciando a melhoria estrutural, para que possam comportar de maneira eficiente,  maior quantidade de águas pluviais, (e somente águas pluviais), de forma salubre. Assim, a PMB espera evitar alagamentos e a exposição das pessoas a doenças causadas pela falta de saneamento básico.

Texto: Luciana Benicio
Fotos: Comus


Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...