Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 14, 2012

Emater estimula agricultores de Santa Bárbara a cultivar flores ornamentais

                Doze famílias agricultoras de quatro comunidades de Santa Bárbara, na Região Metropolitana de Belém, estão diversificando as atividades de olericultura e mandiocultura a partir do cultivo de flores ornamentais. A iniciativa é apoiada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e há cerca de três anos já tem a força de uma organização social: a Associação dos Produtores de Flores de Santa Bárbara do Pará (Atropisan).
                Em um terreno comunitário, dois hectares plantados com espécies de considerável valor comercial - como xampu e rosas - geram botões, buquês e vasos montados que vêm sendo comercializados, diretamente para os consumidores, com lucro de cerca de 30% para os produtores. “Mas o mercado de floricultura no município ainda é muito deficiente, em termos de infraestrutura, capacitação dos produtores e articulação. Existe uma demanda das floriculturas e eventos de Belém, por exemplo, que precisa de matéria-prima geograficamente próxima, como é o caso de Santa Bárbara”, diz o técnico em agropecuária e gestor ambiental da Emater Carlos Roberto Matos.
                De acordo com ele, a floricultura é uma alternativa muito vantajosa para o agricultor familiar de Santa Bárbara, porque permite retorno rápido. “Se para colher a mandioca o agricultor espera até dois anos, já com as flores ele só precisa de seis meses. Além de uma colheita mais rápida, a produção das flores é ambientalmente correta", explica.
                Com o intermédio da Emater e do Banco do Brasil, três das doze famílias já são financiadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As outras devem ter crédito aprovado, de R$ 2.000,00 e R$ 500,00 cada, até o mês que vem. Os recursos serão investidos na aquisição de mudas, adubo e vasos.

Texto: Aline Miranda-Emater

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...