Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 14, 2012

Começa em Belém a Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

               

            A Polícia Civil abriu nesta segunda-feira, 14, a programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Até a próxima quinta-feira, das 8h às 12 horas, a Delegacia Móvel da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e o Programa Pro Paz estarão, a cada dia, em diferentes pontos da capital prestando serviços à comunidade, entre os quais a distribuição de material informativo, assistência social e a realização de registros de boletins de ocorrências policiais.
                Nesta segunda-feira, a Delegacia Móvel está instalada na escadinha do cais do porto, em frente à Estação das Docas. Coordenada pelas delegadas Simone Edoron e Joseângela Santos, titulares das Delegacias da Criança e do Adolescente do Pro Paz, situadas na Santa Casa de Misericórdia e Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves", respectivamente, a atividade integra a programação dos Comitês Estadual e Intersetorial de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que encerra no dia 18, com uma caminhada pelo bairro da Pedreira.
                De acordo com Simone Edoron, a meta é chamar a atenção da sociedade para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes e mostrar que se trata de um crime grave, posto que, em muitos lugares, como comunidades do interior, ainda há pessoas que vêem o abuso e a exploração sexual dos filhos como uma coisa cultural. "Ainda existem pais que acham que a filha de 12 ou 13 anos pode conviver normalmente com uma relação que inclui a prática sexual, quando na verdade isso é uma violação de direitos", assevera.
                Nesta terça-feira, 15, a Delegacia Móvel da Data/Pro Paz estará, de 8 as 12 horas, em frente à Paróquia de São Domingos de Gusmão, na Avenida Celso Malcher, bairro da Terra Firme, periferia da capital. Já na quarta-feira, 16, a programação acontece na orla da Praia do Cruzeiro, distrito de Icoaraci, em Belém. Já na quinta-feira, 17,  os atendimentos acontecem na Praça da Praia Grande, distrito de Outeiro.
                Na sexta-feira, 18, os servidores que integram a Data participarão de uma caminhada para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na capital. O evento será organizado pelos dois Comitês que congregam as Secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Saúde Pública, Educação e de Justiça e Direitos Humanos, além de organizações não-governamentais, como Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Movimento República de Emáus e Arquidiocese de Belém.

Texto: Walrimar Santos-Polícia Civil

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...