Total de visualizações de página

quinta-feira, agosto 25, 2011

Feirantes da Cremação recebem noções e dicas primeiros socorros

Feirantes da Cremação receberam aulas, noções e dicas de prevenção à saúde durante o curso de Primeiros Socorros, promovido pela Defesa Civil Municipal. A primeira turma concluiu as aulas teóricas e práticas nesta quinta-feira (25). A segunda turma iniciará o curso nos próximos dias 30 e 31. O curso acontece no auditório da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
Após a formação, é entregue aos feirantes um kit de primeiros socorros, contendo até medicamentos, para ser usado na feira em caso de acidentes. "Essa iniciativa da Prefeitura de Belém foi ótima para nós, feirantes, pois a gente precisa entender e saber como agir quando acontece um acidente. E, lá na feira, nós estamos sempre expostos a sofrer algum tipo de acidente", disse a presidente da Associação dos Feirantes da Cremação, Lila Maria.
A técnica de enfermagem Joana D’arc falou sobre a importância das pessoas saberem como agir da melhor forma possível nesses casos. "É importante nós trabalharmos com a prevenção, para que, antes de acontecer alguma coisa, a pessoa saiba como proceder da melhor maneira possível", explicou. O curso é um dos resultados das reuniões que foram realizadas na Sesan, com a participação de outros órgãos da Prefeitura de Belém e de representantes dos feirantes e de catadores, para debater a implantação da coleta seletiva nas feiras de Belém.
Como resultado dessas reuniões, a Sesan iniciou, na manhã de sábado (20), o projeto de coleta seletiva na feira da Cremação e em seu entorno. Naquele dia, o secretário Ivan Santos conversou com os feirantes, aos quais distribuiu folderes com informações sobre a coleta seletiva e seus objetivos.
Neste primeiro momento, o trabalho será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Economia, a Associação dos Catadores de Coleta Seletiva de Belém, a Associação de Feirantes da Cremação (Afecre), a Associação dos Feirantes de Belém (Asfembel) e a Defesa Civil de Belém. Realizado por orientação do prefeito Duciomar Costa, o projeto faz parte de um conjunto de ações que irão ao encontro da nova política nacional de resíduos sólidos (Lei nº 12.305/10). A implantação do projeto na feira da Cremação foi precedida de reuniões realizadas na Sesan, com a participação de representantes dos órgãos municipais e entidades que fazem parte dessa ação.
A ideia é estender o projeto de coleta seletiva para outras feiras da cidade, sempre envolvendo, nessas ações, as pessoas que participam no dia a dia dessas atividades. Aos poucos, e à medida que o projeto for sendo desenvolvido, outros órgãos e entidades serão agregados à ação iniciada no sábado. Para explicar o funcionamento do projeto, está sendo feito um trabalho de educação ambiental, porta a porta, na área da feira da Cremação. Folderes com informações sobre a coleta seletiva também foram distribuídos aos moradores do entorno.
Texto: Flávia Barros

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...