O Governo do Estado lançou o edital para a concessão de quotas de bolsas de mestrado e doutorado às instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, sem fins lucrativos e sediadas no Estado. A proposta já pode ser acessada por meio do site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), agência responsável pelo fomento.
O presidente da Fapespa, Mário Ribeiro, destacou que a mudança de filosofia no Governo Jatene é radical. E, fortalecer a autonomia das universidades e dos institutos de pesquisa que estão se instalando no Pará é fundamental, “as universidades e os institutos podem chegar com muito mais expertise em locais onde o Governo não tem acesso”, destacou Mário.
O gestor da Fundação ressaltou, ainda, que são essas entidades que conhecem as deficiências e carências que precisam ser corrigidas, nas áreas de conhecimento puro e aplicado. Cabe ao Governo ir ao encontro dessas aspirações, fortalecendo-as, incentivando-as e protegendo-as. "Não existe crescimento econômico sem estar amparado no ativo conhecimento. É urgente fazer acumular cada vez mais esse ativo, pois, ele tem transbordamentos para toda a economia”.
Cerca de R$ 3,7 milhões, oriundos do Programa Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável da Fapespa, que compõe o Plano Plurianual (PPA), serão aportados com o objetivo de fortalecer os programas de pós-graduação das instituições de Ensino Superior (IES) paraenses, reconhecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As propostas devem ser apresentadas, por meio de formulário on line, disponível no site da Fapespa (www.fapespa.pa.gov.br), de acordo com o cronograma descrito no edital. A Fapespa alerta quanto à necessidade de realização e atualização dos dados cadastrais. Informações detalhadas podem ser acessadas no próprio site da Fundação.
Simone Campos - Ascom Fapespa
Nenhum comentário:
Postar um comentário