Um grande evento de mobilização de ações sociais foi realizado simultaneamente em todo o país, na manhã desta sexta-feira (25). Na capital paraense, o Ressoar Solidário, promovido pelo Instituto Ressoar com apoio da Rede Record, aconteceu no Parque Gunnar Vingren de Belém. A ação contou ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Exército Brasileiro.
Este ano, o Ressoar Solidário enfocou a natureza, visando à preservação do Meio Ambiente. Cerca de 150 crianças de escolas estaduais, municipais e particulares, participaram das atividades. Plantio de mudas, palestras sobre a dengue, o ‘rapel’, ‘passeio em cordas bambas’, a ‘pista da dengue’, na qual as crianças se camuflavam para realização as trilha, recebendo orientações de não jogar lixo no chão - e no caminho ‘matavam’ o mosquito da dengue - foram algumas delas.
A Semma levou também a Galera Jogo Limpo, grupo de arte educadores da secretaria,que fizeram trilhas monitoradas, apresentação teatral de lendas amazônicas, exibição de curtas metragens paraenses, que falam sobre o meio ambiente, entre outras atividades.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Camilla Miranda, o trabalho em conjunto entre órgãos públicos e privados é essencial. “O meio ambiente é um bem comum, que interessa a todos preservar. Então, é muito importante realizar ações como essa que todos estejam envolvidos”, afirma. Ela completa dizendo que as crianças são fundamentais no trabalho de conscientização na preservação do meio ambiente.
“Hoje eu aprendi alguns cuidados que devo ter para combater a dengue. La em casa, às vezes, as pessoas deixam água em baldes durante vários dias. Agora já sei que não pode e, assim que chegar em casa, vou falar para minha mãe”, diz Karoliny Freitas, de 7 anos, da Escolinha do Mendara.
Texto: Ana Paula Azevedo - Ascom Semma
Nenhum comentário:
Postar um comentário