Total de visualizações de página

terça-feira, maio 01, 2012

FUTUROS TRABALHADORES E GOVERNO DO ESTADO SE CONFRATERNIZAM NO DIA 1º DE MAIO NO HANGAR



Governo do Estado promove
aula inaugural de cursos
técnicos para 3 mil alunos

Depois dos discursos dos secretários, o governador Simão Jatene
quebra o protocolo, tira o paletó e ...
... foi dar continuidade a sua palavra no meio do povo

O Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda realizou, no Dia do Trabalhador, uma aula para 3 mil alunos dos cursos de qualificação promovidos pela SETER na Região Metropolitana de Belém. O governador Simão Jatene participou do evento e afirmou que o dia 1º de Maio vai representar para esses alunos uma oportunidade de emprego, muitos terminam os cursos já inseridos no mercado de trabalho. Para atender as demandas de mercado, a Secretaria vai profissionalizar pessoas nos setores de serviços, construção civil, metal mecânico, alimentação, administração, comércio, vestuário, transportes, turismo e hospitalidades. A geração de empregos é uma das metas estabelecidas pelo Governador Simão Jatene, que também participou da aula. 


O secretário de Trabalho, Celso Sabino




Com a presença das entidades executoras dos cursos, parceiras da Seter, os alunos irão receberam as primeiras orientações sobre as aulas. Durante os cursos, que devem durar três meses, cada aluno recebe auxilio transporte e alimentação. O Programa Projovem Trabalhador/Pará e o Programa Estadual de Qualificação Profissional são os realizadores dos mais de 20 cursos que começam hoje. Os convênios para executar esses programas são o Senat, Simetal, Sinduscon, APRH, ISORH, ASPAMEPA e Coocefet.
Tem início os cursos de corte e costura, ferreiro, camareira, manicure, recepcionista, auxiliar de hotelaria, operador de betoneira, pedreiro de acabamento, pedreiro de estrutura, mestre de obras, cabeleireiro, carpinteiro, soldador, almoxarife, garçom, esteticista e mototaxistas. Ainda no Programa Estadual de Qualificação, os cursos para portadores de necessidades especiais oferecidos são: agente de portaria, almoxarife, assistente administrativo, assistente financeiro, câmara escura de Raio-X, embalador, informática básica e avançada, montagem e manutenção de microcomputadores, operador de telemarketing, promotor de vendas, recepcionista e rotinas administrativas.


Simão Jatene com mototaxistas


Enquanto isso, no hall de entrada do auditório do Hanger, o líder comunitário
jurunense, Jackson Santarém também comemorava com os trabalhadores
o grande dia 1º de Maio e o início dos cursos



Outro Programa que abre novas turmas hoje é o Projovem Trabalhador. Neste os cursos ministrados são de telemática, alimentação, construção e reparo, serviços pessoais, metalmecânico, administrativos, magarefes, turismo e hospitalidade e serviços domésticos.
CAPTAÇÃO
A SETER, com o intuito de captar mais alunos, já está cadastrando as pessoas interessadas em receber os próximos cursos de profissionalização. A SETER busca atender a demanda de interessados com o apoio dos convênios que vem firmando e da constante interesse do cidadão paraense em se qualificar. De acordo com o Secretário de Estado de Trabalho Emprego e Renda, Celso Sabino, um Núcleo de Monitoramento e Pesquisa já está sendo instalado para auxiliar o trabalho da SETER. “Estamos pesquisando quais são as necessidades do mercado. Quantos profissionais estão sendo requisitados e em que setores da economia para podermos garantir a geração de emprego e renda, meta desse Governo”, afirma.
As dúvidas ainda sobre as aulas serão dirimidas através dos contatos diretos com os alunos cadastrados.

Texto:
Gabriela Azevedo-Seter


Nas demais dependências do Hangar, trabalhadores e familiares
curtiram a Internet grátis







Outro grupo de jurunenses marcando presença na bela festa





A secretária do PRO PAZ Isabela Jatene


Servidores do SETER acompanhando a festa do Trabalhador

Dentre as demais autoridades na platéia, destaque para o
Secretário de Comunicação do Governo do Estado, Ney Messias Jr
          
“Todas as pesquisas mostram que o caminho mais fácil para reduzir a pobreza e a desigualdade é a educação. Por isso a qualificação profissional e o ensino regular precisam andar juntos”, disse Jatene na aula inaugural do Hangar

                Mais de três mil pessoas participaram na manhã desta terça-feira, 1, Dia do Trabalhador, de uma aula inaugural  de 21 cursos de qualificação promovidos  pela secretaria de Estado de Trabalho Emprego e Renda (Seter). A cerimônia aconteceu no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e contou com a presença do governador Simão Jatene. “Todas as pesquisas mostram que o caminho mais fácil para reduzir a pobreza e a desigualdade é a educação. Por isso a qualificação profissional e o ensino regular precisam andar juntos”, disse o governador.
                O titular da Seter, Celso Sabino, parabenizou os trabalhadores e ressaltou a importância dos cursos oferecidos pelo governo. “São mais de 21 cursos em diversas áreas. A dedicação de cada pessoa que se interessar por um curso fará com que o Pará se torne cada vez mais rápido o Estado do futuro do Brasil”, enfatizou. Ainda de acordo com ele, dados da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), mostra que cerca de R$120 bilhões serão investidos no Estado, o que deve gerar mais de 200 mil postos de trabalho nos próximos anos. “Com certeza uma dessas vagas pode ser daquele trabalhador que está desempregado, mas que tem força de vontade e determinação para conseguir um emprego”, ressaltou o secretário.
                A dona de casa Marilene Souza, 34 anos, está com essa expectativa. Portadora de deficiência visual, ela está desempregada há 2 anos, mas viu nos cursos oferecidos pela Seter, uma oportunidade de melhorar de vida. “Me inscrevi no curso de camara escura de raio-X. tenho certeza que muita coisa vai mudar e que vou me tornar uma profissional de sucesso”.
Cerca de 400 mototaxistas de Belém também se inscreveram no curso especifico para a categoria. “Através desse curso nós vamos poder nos qualificar e atender cada vez melhor o nosso cliente. Essa oportunidade é excelente”, disse o presidente do sindicato dos mototaxistas e Motoentregadores autônomos do Pará (Sindimapa), José de Ribamar da Silva.
                Cursos – Tem início hoje os cursos de corte e costura, ferreiro, camareira, manicure, recepcionista, auxiliar de hotelaria, operador de betoneira, pedreiro de acabamento, pedreiro de estrutura, mestre de obras, cabeleireiro, carpinteiro, soldador, almoxarife, garçom, esteticista e mototaxistas. Ainda no Programa Estadual de Qualificação, os cursos para portadores de necessidades especiais oferecidos são: agente de portaria, almoxarife, assistente administrativo, assistente financeiro, câmara escura de Raio-X, embalador, informática básica e avançada, montagem e manutenção de microcomputadores, operador de telemarketing, promotor de vendas, recepcionista e rotinas administrativas.
                A Seter está cadastrando os interessados em receber os cursos de qualificação. Maiores informações na própria secretaria: avenida almirante Barroso,1312. Fone:3194-1700.

Texto:
Bruna Campos-Secom

Fotos: CORREIO JURUNENSE e Agência Pará

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...