Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 04, 2011

+ EDUCAÇÃO ....

Seduc abre inscrições
para 8,5 mil vagas do Pronatec
 Alunos matriculados na rede pública estadual de ensino, com idade entre 15 e 18 anos e que tenham interesse a uma vaga em cursos técnicos profissionalizantes, podem se inscrever até 9 de novembro no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que está oferecendo 8.534 vagas no Pará. O Pronatec tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.
Visando ampliar a oferta da educação profissional no Pará, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aderiu dia 12 de setembro ao programa. O Estado executará o Pronatec pela Seduc em parceria com o Programa de Assistência e Proteção Social do Governo do Estado, o Pró-Paz. O secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro, ressalta a importância do Pronatec para os estudantes. “É uma oportunidade para que os alunos do ensino médio tenham uma formação inicial no ensino profissionalizante. Ele é fundamental para que nossos alunos cheguem valorizados ao mercado de trabalho. Não temos mais lugar para amadorismo”, diz o secretário.
“O envolvimento do Pró-Paz ao programa possibilitará que os estudantes se tornem multiplicadores da cultura da paz. A indicação deles garantirá a capacidade técnica e profissionalizante, mas também o aumento da renda por meio da vinculação a programas sociais. O que a Seduc e o Pró-Paz estão fazendo é um trabalho de vincular os alunos à rede de inclusão”, explica a coordenadora do Pró-Paz, Izabela Jatene.
Inscrições – Na primeira fase de implementação serão contemplados os municípios de Altamira, Barcarena, Belém, Belterra, Bragança, Cametá, Canaã dos Carajás, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Redenção, Santarém e São Miguel do Guamá, divididos em cursos de formação inicial e continuada (cursos básicos), com carga horária mínima de 160 horas.
Os alunos matriculados frequentarão as aulas no contraturno escolar. Os cursos serão ministrados em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai).
As pré-inscrições para o Pronatec 2011 podem ser feitas pela internet, no site www.seduc.pa.gov.br. Os alunos devem ficar atentos à data de confirmação da matrícula, que será dias 11, 14 e 16 de novembro. Para a matrícula é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de escolaridade.
Todas as instituições oferecem um variado leque de cursos para atender a várias gostos e vocações: almoxarife, recepcionista, depilador, garçom básico, manicure e pedicure, camareira, auxiliar administrativo, operador de caixa, operador de computador, promotor de vendas, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de crédito e cobrança, cuidador de idoso, programador web, cabeleireiro, marceneiro, pintor de obras, eletricista predial, soldador, mecânico de motores, entre outros. As aulas começam dia 21 de novembro.
Ascom Seduc
Belém e Santarém têm locais
de prova alterados na
1ª fase do Prise/Uepa
Os candidatos inscritos na primeira fase do Programa de Ingresso Seriado (Prise) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que no próximo dia 27 de novembro fariam prova no Instituto Federal do Pará (IFPA), em Belém, agora prestarão o exame no Campus Profissional da Universidade Federal (UFPA), com entrada pela avenida Perimetral.
Quanto à Escola Tiradentes, também na capital paraense, a Universidade esclarece que trata-se da ‘Tiradentes I’, localizada na rua dos Mundurucus, ao lado da escola Santa Maria de Belém. “A Uepa se utiliza das escolas públicas, mas antes faz uma visita para garantir que o local tem possibilidades. Existem duas escolas Tiradentes. A Tiradentes I é a escola que a Uepa utiliza”, afirma Vera Couto.
Já os candidatos que estavam lotados na Escola Frei Ambrósio, em Santarém, no oeste do Pará, foram transferidos para a Escola Estadual Almirante Soares Dutra, localizada no bairro Caranazal. Os cartões de confirmação com o novo local já estão disponíveis no www.uepa.br ou no www.prodepa.psi.br/uepa/vest/novo/lotacao/
Para ter acesso ao comprovante de inscrição, o candidato deverá informar o nome completo, a data de nascimento e o número de inscrição, exatamente da mesma forma como informou no ato da inscrição. Caso a inscrição não tenha sido homologada, o vestibulando deve entrar em contato com a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), que fica no Prédio da Reitoria, no bairro do Telégrafo, e aberta entre 8h e 14h, ou entrar em contato com o setor pelo e-mail correto@uepa.br. No caso de inscritos do interior, basta procurar o respectivo campus, também no mesmo horário.
Em caso de erro constatado, o DAA informa que só poderão ser retificados os dados pessoais, e também somente até a próxima segunda (7). Não serão aceitos pedidos de correção que impliquem em mudança de língua estrangeira escolhida, curso, turno, semestre ou município e nem localidade de realização das provas.
Provas
Nos próximos dias 27 e 28, respectivamente, de 8h às 13h, acontecem a primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel. A terceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário. Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.
Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.
Nos Processos Seletivos 2012 serão ofertadas 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Dentre as novidades deste ano estão a criação do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.
Ize Sena - Ascom Uepa

Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...