Total de visualizações de página

domingo, novembro 06, 2011

Crianças e adultos se rendem à magia do circo




Malabarismo, monociclo, tecido aéreo e perna de pau são técnicas circenses que estão sendo ensinadas a crianças e adolescentes de Altamira, município da região do Xingu, nas oficinas promovidas pelo programa Pro Paz Cidadania, em parceria com a Fundação Curro Velho. Durante as oficinas, osparticipantes aprendem ainda a confeccionar os objetos utilizados no aprendizado, feitos com material reciclável.
As oficinas levam aos participantes o contato com a magia da arte do circo. A coordenadora das atividades, Suzana Pereira, disse que “essa é uma oportunidade de crianças e jovens terem uma visão de qual tipo de arte está em cada canto - a arte da rua, do se expor, do fazer, do aprender atuando, da criatividade, do equilíbrio, da dinâmica ativa".
Eriel Brito Silva, 12 anos, não perdeu a oportunidade. “Aprendi malabrismo com a bola e andar na perna de pau", contou ele, que teve mais facilidade com a técnica do malarabismo.
As oficinas seduzem a juventude e também os adultos. O soldado do Corpo de Bombeiros Divário Eliziário saiu do trabalho e foi arriscar umas pedaladas no monociclo. “ A fase de criança já passou e a coordenação já não está mais tão afiada, mas dá pra andar”, disse ele.
Metodologia - Para o professor Rodrigo Bastos, a oficina tem sido um sucesso de público. “Desde o primeiro dia tivemos crianças que saíram daqui fazendo malabarismo, outros andando na perna de pau, e alguns conseguindo se equilibrar no monociclo. Isso é bacana, porque a gente sabe da capacidade das crianças. Quanto mais novo, melhor, mas rápido eles aprendem. A gente fica feliz em ver a nossa metodologia funcionando”, ressaltou o instrutor.
Nos intervalos das oficinas, os instrutores arrancam risos das pessoas que esperam na fila por atendimento na área de saúde, também oferecido na cidade pelos programas Pro Paz Cidadania e Presença Viva. “É divertido. A gente está cansado, desde cedo aqui, mas anima um pouquinho", disse Endionaria Santos, que estava na fila e participou da brincadeira.
Brena Moreira - Programa Pro Paz
Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...