Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 22, 2011

Doadores depositam vida no banco do Hemopa

Doadores depositam vida no banco do Hemopa
“Nosso banco precisa de seu depósito. Invista na vida. Doe sangue”. Com esse tema, a campanha em homenagem ao doador de sangue promovida pelo Hemocentro do Pará (Hemopa) foi aberta na última segunda-feira, 21, e se estenderá até o próximo sábado, 26. No primeiro dia de mobilização foram registrados 436 comparecimentos e 375 doações de sangue, superando a meta de 300 doações/dia.
A programação da Semana do Doador contou, hoje, com a realização do “Encontro com instituições parceiras na captação de doadores de sangue e de medula óssea”, que lotou o auditório da instituição e incluiu palestras e relatos de experiências positivas feitos por representantes dessas entidades. Os participantes foram recepcionados pela dra. Rosângela Monteiro, que no ato representou o secretário de Estado de Saúde do Pará, Hélio Franco, que está em Paragominas para o lançamento de programa de “Atenção primária à saúde”.
Rosângela agradeceu a presença de todos a parabenizou a fidelidade dos organismos parceiros para com a causa da doação de sangue e de medula óssea. Em seguida, a médica leu a mensagem de incentivo do secretário de Saúde aos doadores de sangue. A presidente do Hemopa, Luciana Maradei, tambem fez questão de ressaltar a importância de todos os parceiros para o sucesso das ações de saúde desenvolvidas pela instituição e mostrou o resultado de algumas campanhas promovidas com o apoio desses organismos. De janeiro a outubro deste ano, das 57.389 coletas efetivadas, 25% foram originadas em campanhas conjuntas, obtidas a partir de 137 ações estratégicas e das quais participaram uma média de 98 voluntários, em cada uma.
Ao final do evento, os participantes receberam um kit composto por camiseta, boné e um DVD educativo. A Semana do Doador prosseguirá com a celebração, no dia 24, às 8h30, de uma Missa em Ação de Graças seguida de um café da manhã. A partir das 9h30, haverá apresentação do Coral do Hemopa, integrado por servidores da instituição.
No dia 25, o Hemopa destinará seu atendimento exclusivamente aos antigos e novos doadores. Para tanto, todo o andar térreo será transformado em uma grande sala de coleta para garantir melhor acesso, mais comodidade e agilidade na coleta de sangue. Toda a equipe de profissionais do hemocentro também estará voltada para atender, da melhor forma possível, os doadores que comparecerem. Neste dia, o atendimento a doadores inaptos ocorrerá nos turnos da manhã e tarde. O atendimento médico à pacientes funcionará excepcionalmente em caráter de urgência no prédio anexo, de 7h às 18h.
Nesse dia, também estão previstas muitas atrações para animar a programação, entre elas professores da Equipe Bio, “Grupo Rock na Veia”, grupos de dança e o Coral do Hemopa. Também haverá brincadeiras, apresentação de vídeos e o tradicional 'parabéns a você' com direito um bolo de aniversário, tudo para agradecer a colaboração do doador de sangue. A ação estratégica está sendo desenvolvida paralelamente nos hemocentros regionais de Marabá, Santarém e Castanhal; e nos Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Redenção e Capanema.
Quem pode doar: candidatos com boa saúde; peso acima de 50 kg; idade entre 18 anos completos e 67 anos, 11 meses e 29 dias. Poderão ser aceitos candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos, desde que haja consentimento formal do responsável legal.
É necessária a apresentação de documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, recomenda-se estar bem alimentado. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou  mulher  saudáveis na faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Mais informações pelo fone 0800 280 8118.
Vera Rojas - Ascom/Hemopa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...