Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 03, 2011

EDUCAÇÃO NESTA QUINTA-FEIRA

Uepa tem Semana de
Pedagogia entre 7 e 11 deste mês
 O centro acadêmico e a coordenação do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promovem, entre 7 e 11 deste mês, a I Semana Acadêmica de Pedagogia. A programação acontece no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), auditório da biblioteca, sala de recitais e salas do bloco II, com oficinas, palestras, minicursos, debates e programação cultural.
Este ano, a programação se propõe a discutir o tema "Pedagogia em foco: a identidade do pedagogo". O evento é gratuito aos alunos de pedagogia da universidade; para os demais interessados, a inscrição custa R$ 5 e pode ser feita no primeiro dia do evento, no ato do credenciamento. Também é solicitada a doação (voluntária, independente à inscrição) de um quilo de alimento não perecível para doação a uma instituição social ou escolar carente.
O objetivo é garantir um espaço de socialização de trabalhos científicos, experiências e discussão de proposição de atividades relacionadas à prática docente. Durante a Semana Acadêmica, será encerrado o Fórum de PPP - Projeto Político Pedagógico do curso, em continuidade ao fórum feito em 2010, quando o PPP foi apresentado à comunidade acadêmica em todos os campi da universidade.
Durante toda a programação, grupos de discussão estarão voltados às propostas de diferentes temáticas, debatidas sempre a partir das 18 horas, visando abrir a participação também aos alunos do turno da noite. Mais informações no site http://cape.webnode.com.br/.
Carolina Menezes – Uepa
Alunos da rede estadual
fazem Simulado da Prova Brasil
Estudantes da 4ª série/5º ano e da 8ª série/9º ano matriculados nas escolas da rede estadual que não aderiram à greve farão simulados na manhã desta sexta-feira, 4, semelhantes a Prova Brasil. O exame compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será aplicado em todo o território nacional, no período de 7 a 18 de novembro. A avaliação, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é uma das ações de formação e qualificação destinada à professores e estudantes que serão avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O simulado é composto por 22 questões de Língua Portuguesa com foco em leitura, e 22 questões de matemática com foco na resolução de problemas. As questões terão cinco alternativas de resposta cada, com apenas uma correta, que deve ser repassada ao cartão-resposta.
As questões do simulado fazem referência ao conteúdo ministrado em sala de aula pelos professores. O simulado será realizado em horário normal de aula. As médias de desempenho servem como subsídio para o cálculo do Ideb. A partir das informações obtidas com as notas dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais e Municipais de educação podem definir ações e traçar estratégias voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, entre outras questões, a correção de distorções e debilidades identificadas, direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...