Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 03, 2011

SAÚDE: Programação em homenagem ao doador de sangue Mães de filhos internados na Santa Casa participam de projeto

 As mães que acompanham os filhos internados na Santa Casa de Misericórdia têm um estímulo a mais para passar os dias no hospital. Graças ao projeto de terapia ocupacional, as acompanhantes participam de atividades de socialização e de recuperação da auto-estima, que reduzem os efeitos negativos relcacionados ao tempo de internação. Uma das ações são as oficinas de desenho, pintura em tecido e confecção de bijuterias.
Segundo a terapeuta ocupacional Virgina Moraes, o trabalho também contribui para minimizar aspectos negativos, como estresse e ansiedade. As oficinas acontecem três vezes por semana e são organizadas pela equipe de terapia ocupacional juntamente com voluntários. "Estamos conseguindo despertar o interesse das pacientes e das mães acompanhantes pelo cuidado próprio, tendo em vista que o confinamento pode gerar a perda desses valores, que são considerados simples e rotineiros no dia a dia das mulheres", enfatiza.
A comerciante Elizete do Socorro Reis Moreira, 28 anos, mora em Curuçá, no nordeste do Pará, e acompanha o filho de 11 anos, em tratamento na Santa Casa. Para ela, as oficinas são uma ótima ideia para passar o tempo. “Aqui nos distraímos, fazemos unhas e cabelo, trocamos confidências e piadas e nos fortalecemos diante da doença de nossos filhos”, diz.
A dona-de-casa Aline Nayara Castro Farias, 24 anos, mora no bairro do Mangueirão, em Belém, e há seis meses acompanha a filha, que está internada na Santa Casa. Para ela, o projeto garante momentos de descontração e de troca de experiências. “Aqui estamos todas unidas por um objetivo, que é a saúde de nossos filhos, e esses momentos nos ajudam a esquecer um pouco os problemas”, afirma.
Ascom Santa Casa
Hemopa promove sua
confraternização
Nos dias 15 e 16/12, a Fundação Hemopa, através da Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp), promoverá confraternização com funcionários, familiares e a comunidade em geral, na área de estacionamento do hemocentro, a partir das 19h. A programação contará com várias atrações. Nos dias 15 e 16, haverá exposição de “Feira de Artesanato”, de 8h às 15h, com vendas de objetos produzidos por familiares e familiares.
No dia 16, será realizado “I Recital do Hemopa” com o coral formado por servidores da instituição e outros corais convidados. Logo em seguida, será apresentado o “Auto de Natal” composto por funcionários e familiares do hemocentro. As inscrições para participação na feirinha será de 7 a 11/11. Para atuar na peça de Natal, os interessados podem se inscrever de 7 a 18/11, na sala do Serviço de Assistência à Saúde do Servidor (SASS), de 8h às 14h. Mais informações: 3242911/R- 237.
Seduc ampara família de
servidor morto e
acompanha investigações
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) acompanha as investigações sobre o caso do vigilante morto na escola José Veríssimo, na tarde de ontem. Equipe da Seduc formada por servidores da área de segurança, unidade Seduc na Escola e da própria direção da unidade de ensino, estão dando apoio psicológico e material à família da vítima.
O corpo de Marcos Antônio Pantoja Silva, 19 anos, já está sendo transportado para o local do velório no bairro do Jurunas, área conhecida como Radional, em espaço a ser divulgado pelos familiares. O sepultamento está marcardo para a manhã desta sexta-feira, 4, no cemitério de Santa Izabel, bairro do Guamá.
Por volta das 17h30, ele cumpria o plantão na escola quando foi atingido com um tiro na cabeça e teve morte praticamente instantânea pela gravidade do ferimento. Por meio da direção da escola José Veríssimo e da Unidade Seduc na Escola 3, a Seduc imeditamente tomou todas as medidas necessárias para atender aos familiares do vigilante e se responsabilizou pelo sepultamento e demais serviços funerários. A Seduc informa que não medirá esforços para esclarecer devidamente o fato ocorrido.
Na noite de ontem um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de polícia localizada no Hospital Metropolitano. A direção da escola José Veríssimo também registrou ocorrência na Seccional da Cremação, a fim de iniciar investigação sobre o caso. De acordo com guardas municipais que socorreram o jovem, uma pessoa de dentro de um veículo Celta, cor preta, teria atirado após chamar pelo nome do vigilante. Outro disparo ainda teria sido feito, mas atingiu a parede do estabelecimento escolar. O serviço 192 chegou a levar a vítima para o Hospital Metropolitano, mas segundo testemunhas ela já estaria sem vida.
De acordo com a direção da escola, a vítima trabalhava há cerca de dois meses como vigilante na unidade de ensino. A escola José Veríssimo suspendeu as atividades nos dias 3 e 4 de novembro.
Sérgio Chêne - Ascon Seduc
Programação em
homenagem ao
doador de sangue
A Fundação Hemopa elaborou vasta programação em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, festejado dia 25/11. Para tanto, a direção do hemocentro realizará semana comemorativa de 21 a 26/11, com muitas atrações para agradecer e parabenizar os cerca de 400 mil doadores de sangue no Pará. “Nosso banco precisa do seu depósito. Doe sangue e invista na vida”, é o tema da campanha que tem como meta 300 coletas/dia.
Durante a semana o voluntário que doar sangue receberá um kit com camiseta, boné, preservativo e cartão de agradecimento. Muitas atrações estão previstas: Encontro de instituições parceiras, ação de cidadania com apoio do Propaz/Sespa com oferta de serviços odontológicos, missa em ação de graças, apresentação da Equipe Bio, Grupo “Rock na Veia”, arte educadores, Coral do Hemopa e parabéns aos doadores com direito a bolo.
Ouvidoria da Sespa
participará do II
Encontro do Ouve Pará
Técnicos do serviço de Ouvidoria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) irão participar do segundo Encontro de Ouvidorias Públicas no Estado do Pará, que acontecerá no dia 11 de novembro no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém.
Promovido pelo Fórum Ouve Pará, que agrega 44 órgãos públicos sediados no Estado, entre federais, estaduais e municipais, o encontro reunirá ouvidores, técnicos das ouvidorias implantadas no Pará, gestores e servidores dos órgãos públicos, políticos e autoridades, membros e representantes de entidades, estudantes universitários e demais interessados no tema.
O evento tem o objetivo de repassar conhecimentos, trocar experiências, melhorar os serviços, contribuir para a integração entre as ouvidorias e prestar assistência às ouvidorias que estão iniciando. Durante a programação do evento serão trabalhados alguns temas, como as práticas exitosas no Estado do Pará, mediação de conflitos, Direitos Humanos e Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização). Os interessados em participar do Encontro devem entrar em contato com os seguintes telefones: 3213-3464 e fax 3213-3467.
Programação
9 às 9h20: Credencianemento e abertura
9h30 às 10h: Conferência magma com Eliana Pinto, ouvidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
10 às 10h50: Conferência "A importância das ouvidorias do Legislativo e a experiência da ouvidoria do Senado", com o senador da República Flexa Ribeiro, ouvidor geral do Senado.
10h50 às 11h50: Mesa redonda "Práticas exitosas no Pará", com representantes do Ouve Pará.
11h40 às 13h: Lanche
13 às 14h: Palestra "Direitos humanos", com Sílvia Miléo, do Ministério Público do Estado.
14 às 15h: Palestra "Ouvidorias do setor elétrico", com com Alex Sandro Fiel, superintendente de Mediação Administrativa Setorial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
15 às 16h: Palestra "Gespública", com Ligia Garcia, coordenadora do Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública) na região Norte.
16h: Encerramento com a apresentação cultural do coral Saúde e Vida, da Fundação Santa Casa de Misericórdia.
Serviço: O segundo Encontro de Ouvidorias Públicas no Estado do Pará acontecerá no dia 11 de novembro no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém, localizado na avenida Almirante Barroso, nº 426. Mais informações sobre o evento também podem ser obtidas na página oficial do Ouve Pará: http://www.ouvepara.pa.gov.br/
Mozart Lira – Ascom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...