Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 03, 2011

ESPORTES: Tem Brasileiro de Ginástica Rítmica em Belém

Castanhal sedia etapa
regional dos Jogos
Abertos do Pará
A última etapa regional da VI Edição dos Jogos Abertos do Pará, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), foi aberta nesta quinta-feira (3), com a fase Região Metropolitana. A sede dos Jogos, o município de Castanhal (no nordeste do Estado), recebeu delegações de mais de 20 cidades da região.
Cerca de mil atletas, a partir de 15 anos, participarão das disputas até domingo (06), em seis modalidades esportivas: atletismo, vôlei, handebol, basquete, futsal e tênis de mesa. “Conseguimos revelar grandes atletas durante os Jogos Abertos. Nosso próximo passo em 2012 é levar o campeão paraense dos jogos para participar da etapa nacional”, disse o titular da Seel, Marcos Eiró. Ainda segundo o secretário, o principal objetivo dos Jogos foi atingido. " Tivemos a alegria de integrar o Pará, através desses jogos. Todas as regiões participam", ressaltou.
A fase estadual dos Jogos Abertos acontecerá entre os dias 23 e 26 de novembro, em Belém. “Nessa etapa vamos reunir as equipes vencedoras de todas as modalidades. Belém receberá grandes atletas, para uma verdadeira festa do esporte”, frisou Marcos Eiró.
Bruna Carvalho – Seel
Olimpíadas Escolares
recebem apoio do
governo do Estado
 A escolha de Belém para ser sede das Olimpíadas Escolares em 2013 já criou expectativas em atletas, técnicos e dirigentes esportivos no Pará. Respeitado por sua importância nacional, o evento terá o incentivo de R$ 1 milhão do governo do Estado. Mais de cinco mil participantes dos 26 Estados brasileiros devem participar das competições.
Os critérios estabelecidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a escolha de Belém se resumiram em três: a infraestrutura esportiva da cidade, em que foram avaliadas positivamente as quadras olímpicas, estádios, pistas e piscinas; a rede hoteleira, que vai comportar todos os participantes; e o comprometimento político do Estado no investimento e incentivo ao esporte.
A escolha da capital paraense representa, para o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, o fortalecimento da integração entre alunos de vários lugares do Brasil. “Para o projeto é importante que possamos promover a integração sócio-educacional de alunos que talvez não tivessem a oportunidade de conhecer a Amazônia, tendo em vista sua importância mundial”, destaca.
Segundo ele, o “Pará nunca deixou de participar de uma olimpíada, sempre investiu no esporte, levando seus atletas aos Estados que promoviam a competição, então, por que os Estados não poderiam investir e levar seus atletas ao Pará?”, questiona o representante nacional das olimpíadas.
Preparação – Os atletas paraenses buscam ainda mais preparação para receber o evento esportivo, que consideram um dos mais importantes do Brasil. “O esporte é importante para jovens e crianças de maneira física e social. Física porque promove o desenvolvimento de suas habilidades e fortalece a resistência de seu organismo, e social porque é na prática de esportes que os atletas aumentam seus interesses em estudar e aprendem a interagir e a respeitar outros alunos”, observa a professora de educação física da escola Dom Bosco, Bárbara da Cunha, em Salinópolis, no nordeste paraense.
Bárbara é professora há 20 anos. Levou a equipe de futsal da escola para João Pessoa (PB), às Olimpíadas Escolares. O futsal masculino (categoria A) ficou em quinto lugar na competição nacional, mas os alunos voltaram para casa esperançosos, orgulhosos por terem sido os primeiros atletas de Salinópolis a chegar a uma competição nacional de grande importância. A partir de agora as preparações aumentam para, quem sabe, a equipe chegar em 2013 ao primeiro lugar.
O coordenador das Olimpíadas Escolares no Pará, João Pacheco, explica que já participaram destas competições mais de sete mil alunos paraenses desde o ano 2000, quando o evento começou a existir. Os atletas se preparam para competir nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, capoeira, ciclismo, futebol de campo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, caratê, natação, taekwondo, tênis de Mesa, voleibol e xadrez.
Cora Coralina – Secom
Novo site da Seel já está no ar
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) lançou nesta semana o novo site do órgão, já disponível para os internautas. Na nova página da internet um layout mais moderno foi criado, para proporcionar maior interatividade com o público, através de fotos e vídeos. Para quem também gosta de saber das notícias do mundo do esporte, pode conferir os links com matérias sobre o incentivo ao atleta paraense. Além disso, o novo site também conta com informações sobre o estatuto do torcedor, história do Mangueirão e dos programas e projetos realizados pela Seel. O projeto contou com a participação da Assessoria de Informática da Seel e a Empresa de Processamento de dados do Pará (Prodepa).  
Belém recebe o Campeonato
Brasileiro de Ginástica Rítmica
Beleza, harmonia e sincronismo. A capital paraense será palco de mais um grande evento esportivo: o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica "Ilona Peuker", que será realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica e com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel). O evento acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro e contará com a participação de grandes estrelas da ginástica brasileira.
“O Pará continua recebendo grandes eventos. Nosso principal objetivo é continuar colocando o Estado em um lugar de destaque na área esportiva e assim valorizar o atleta paraense. Temos certeza que será mais um belo espetáculo”, ressaltou entusiasmado o secretário de estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró.
Cerca de 200 atletas de todos os cantos do Brasil participarão do “show” da ginástica brasileira. Com acrobacias, saltos e muita flexibilidade, a disputa será dividida nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, em mais de 20 apresentações de conjunto nos aparelhos, corda, fita, maças, bolas e arco.
As delegações de Belém, Amazonas, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo começarão a chegar a Belém no dia 9 de novembro, quando iniciam os treinamentos e, a partir do dia 11, começam as competições, no Ginásio da Escola Superior de Educação Física da Universidade Estadual do Pará, Uepa/ Campus III. A entrada é franca.
Bruna Carvalho - Ascom Seel
Abertura dos Jogos
Estudantis Paraenses (JEPs)
Cerca de 800 estudantes participam, a partir da próxima segunda-feira (7), do 53º Jogos Estudantis Paraenses, o Super Jep's, em Belém. A abertura do evento será às 17h, no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O torneio, que será realizado até o dia 12 deste mês, é destinado a alunos de escolas públicas e privadas e selecionará os representantes do Estado nos Jogos Olímpicos Escolares, que acontecerão em Curtiba (PR), no mês de dezembro.
Os atletas já passaram pela fase local e regional do JEP's, que foi realizada em seis pólos. Durante a programação de abertura, cada delegação será apresentada e participará do desfile oficial. Haverá, também, o juramento do atleta e, além da programação cultural, a pira olímpica será acesa.
Participam da competição estudantes com idades entre 15 e 17 anos, que integram a categoria B, de 31 municípios paraenses. Serão disputadas seis modalidades esportivas: basquete, futsal, vôlei, handebol, xadrez, tênis de mesa e judô. As competições acontecerão no ginásio do NEL, na Escola Superior de Educação Física, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e nas escolas Santa Rosa e Ideal.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...