Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 11, 2011

· ESPORTES

Ginastas treinam para
campeonato Brasileiro
que começa
nesta sexta-feira




A tarde desta quinta-feira (10) foi de bastante treinamento para os clubes participantes do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, no ginásio da Escola Superior de Educação Física. As atletas ensaiaram as coreografias em todos os aparelhos: corda, bola, maças, fitas e arcos. O dia também foi de ajustar os últimos detalhes para o evento, que começa nesta sexta-feira (11) e segue até sábado (12).
“Será um grande evento. Aqui estão reunidas as melhores equipes de ginástica do Brasil”, disse o presidente da Federação Paraense de Ginástica, Agenor Paes. A delegação do Centro de Ginástica do Pará também marcou presença e aproveitou o dia para treinar. “Vamos lutar pelo primeiro lugar. Nossas meninas têm muita técnica e flexibilidade”, falou a atleta Evelin Lobo.
Uma das árbitras do evento, Célia Santos, garantiu que a organização está perfeita. “Esse campeonato está em nível internacional, tudo está dentro das regras”. Durante o treino, observou ela, é normal acontecerem erros. “’É comum que as equipes cometam algum tipo de erro nas apresentações, mas amanhã que vamos analisar a técnica de cada uma. As equipes prometem uma disputa bem acirrada”, completou.
A seleção de ouro no Pan-Americano 2011, de Guadalajara, também esteve presente nesta tarde, no ginásio. A técnica da equipe brasileira, Camila Ferezin, revelou a felicidade de se apresentar no campeonato. “Nossa equipe está muito feliz de voltar ao Brasil e participar dessa competição, que é a mais importante da ginástica nacional”, disse. Ainda segundo Camila, as apresentações serão para emocionar o público.
“Na cerimônia de abertura vamos exibir a mesma apresentação de conjunto de bolas com que tivemos a melhor pontuação no Pan, assim o público que estiver presente irá ver de perto nossa coreografia de ouro e no encerramento uma apresentação de gala, inédita, aqui no Pará”, finalizou.
A expectativa é que cinco mil pessoas lotem o ginásio nesse primeiro dia de evento, a  partir das 15 horas. Durante os dias do campeonato haverá transmissão online, na internet, pelo site www.seel.pa.gov.br. A entrada é gratuita. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Ginástica, com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
PROGRAMAÇÃO
Dia 11 de novembro - Sexta-feira
Apresentações:
15h30 às 16h30 - Conjunto pré-infantil (cinco cordas) e conjunto infantil (cinco fitas)
17h00 às 18h15 - Conjunto Juvenil (dez maças) e Conjunto Adulto (cinco bolas)
18h45 às 20h00 - Conjunto Juvenil (cinco fitas) e Conjunto Adulto (dois arcos e três fitas)
Solenidade de abertura:
20h30 - Com apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, campeã do Pan-Americano 2011, em Guadalajara.
Dia 12 de novembro - Sábado
Apresentações:
9h00 às 9h20 - Conjunto Adulto (cinco bolas)
9h35 às 10h05 - Conjunto Adulto (dois arcos e três fitas)
Premiação:
10h30h - Categoria adulto (por aparelho)
Apresentações:
10h40 às 11h20 - Conjunto Pré-Infantil (cinco cordas) e Conjunto Infantil (cinco fitas)
11h40 às 12h05 - Conjunto Juvenil (dez Maças)
12h25 às 13h00 - Conjunto Juvenil (cinco fitas)
Premiação:
13h00 - Categorias pré-infantil e infantil (somatório 2ª apresentação) e Categoria juvenil (por aparelho)
Encerramento:
13h30 - Com apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, campeã do Pan-Americano 2011
Bruna Carvalho – Seel
Judocas da Sejel disputam
Copa Saraiva em Belém
Um grupo de 28 judocas da Escola Pública de Judô da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) participam da 6ª Copa Saraiva, neste sábado (12), a partir das 09 horas, no Instituto Federal do Pará (IFPA), entidade que promove o torneio.
 A pesagem dos atletas vai ocorrer na véspera, sexta-feira (11), das 11h às 14h, na própria instituição de ensino. Os representantes da Prefeitura de Belém disputarão nas categorias: pré-mirim (5 a 6 anos); mirim (7 a 8 anos); infantil ( 9 a 10 anos), Sub 13, Sub 15, Sub, 17 e Sub 20. De acordo com o professor Gilberto Cruz a competição é importante porque conta pontos para o ranking estadual.
 O ano está terminando, mas os atletas da escolinha ainda vão participar do Campeonato Paraense de Judô, nos dias 26 e 27 deste mês, que será realizado no Ginásio Altino Pimenta e do Torneio do 37º Aniversário da Federação Paraense de Judô (FPAJU), no dia 11 de dezembro.
 Em 2011, os atletas da Sejel já conquistaram quase 30 medalhas em 14 competições estaduais e nacionais disputadas. A Escola possui judocas de renome nacional, como Camila Ketlhen, atual campeã estadual no Sub 15 e vice-campeã brasileira. Outro bom exemplo é a judoca Ana Beatriz, campeã estadual no Sub 13. 
 Cerca de 120 crianças, adolescentes e jovens carentes de diversos bairros da cidade, principalmente do Guamá, Jurunas e Terra Fime são atendidos, gratuitamente, pela escola que funciona na sede da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, das 8h as 12h e das 14h às 18h, as sextas-feiras e sábados.
Belém receberá o Campeonato
Sul-Americano de
Desportos Aquáticos
Está confirmado para março de 2012 mais um grande evento esportivo no Pará: o Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos. Em reunião na manhã desta quinta-feira, 10, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Marcos Eiró, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes e o vice-presidente da Federação paraense, Luiz Soares ajustaram os últimos detalhes para a realização do evento, que envolve seis provas: natação, polo aquático (masculino e feminino), saltos ornamentais, nado sincronizado e maratonas aquáticas.
Durante visita a Belém, Coaracy também vistoriou as obras do parque aquático da Uepa, que irá sediar as competições. “Os trabalhos estão bem adiantados e serão concluídos no prazo previsto. Saímos muito satisfeitos diante do empenho e responsabilidade com que o governo do Pará vem conduzindo a organização desse campeonato”, ressaltou. "As obras vão garantir que esse complexo possa sediar futuras competições", disse Marcos Eiró. Além da Uepa, o grupo também visitou os hotéis que irão alojar as delegações dos países participantes.
O presidente da CBDA lembra que durante os dias de competições Belém será a capital sul-americana dos desportos aquáticos. “O Pará está pronto para receber eventos como esse. Os eventos internacionais são as competições mais importantes dentro do calendário da Confederação Sul-americana da modalidade. "Este será o maior evento esportivo que Belém já teve”, salientou Coaracy Nunes, lembrando que a imprensa nacional estará presente e vai transmitir o campeonato para todo o Brasil.
Mais de 600 pessoas, entre atletas, técnicos e médicos da Argentina, Bolívia, Suriname, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Uruguai, Chile, Equador, Venezuela e Peru, além do Brasil, estão confirmados para a competição. Os atletas melhor colocados no ranking nacional também estarão presentes, todos em busca de vaga para as Olimpíadas de Londres. “Essa é a penúltima chance que os atletas de natação terão para se classificar e assegurar sua participação nas Olimpíadas”, lembrou Coaracy.
Marcos Eiró falou da importância aue tem o fato da capital sediar grandes eventos. “Vamos colocar o Pará no cenário nacional e internacional, além de movimentar a economia local em cerca de US$ 5 milhões durante o período da competição. Por isso nossa diretriz é incentivar cada vez mais a área do esporte no Estado”. No final do encontro também foi anunciada a notícia que Belém irá sediar, em 2013, os Jogos da Juventude. Essa competição envolve a participação de mais de seis mil atletas de todo o Brasil, com o principal objetivo de descobrir novos talentos do esporte.
Bruna Carvalho – Ascom/Seel

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...