Total de visualizações de página

domingo, novembro 20, 2011

Festival de Ópera promove master class para cantores

A soprano Laura de Souza ministra nesta segunda-feira (21), às 16 horas, um master class de técnica vocal, no Theatro da Paz, dentro da programação do X Festival de Ópera. A atividade é voltada para estudantes locais de canto lírico e pretende trabalhar a técnica vocal em três pontos principais: a ressonância e o foco, relacionados respectivamente com a musculatura respiratória, os espaços de reverberação do som no corpo e os pontos de emissão vocal.
Além disso, durante a atividade serão trabalhados também os aspectos relativos à interpretação do repertório. Segundo Laura de Souza, as técnicas mais usadas para o canto lírico são as de consciência corporal, respiração, exercícios vocais (vocalises) e concepção interpretativa do repertório a ser executado. “Existem diversas formas de se trabalhar a voz, dependendo da visão do professor, mas os objetivos são sempre os mesmos: atingir um excelente rendimento com um mínimo de esforço”, explica a soprano.
A saúde vocal implica também em outros cuidados. A alimentação e hábitos de vida saudável são fundamentais para se ter uma boa voz. Entre as orientações Laura explica que além que um ritmo de vida saudável, evitar locais poluídos e ambientes agitados, praticar exercícios, evitar bebidas alcoólicas e o fumo são dicas válidas para quem usa a voz profissionalmente e quer ter qualidade vocal.
Laura também destaca a importância da dedicação ao estudo do canto e a prática musical direcionados ao exercício de uma carreira profissional, Segundo ela, o esforço é como um sacerdócio.
“O verdadeiro artista se dedica integralmente à sua arte, como um missionário, como um monge, realmente de corpo e alma, a despeito de todas as dificuldades, que são inúmeras! mas, vale a pena, pois o artista transforma e enriquece a humanidade, sendo ele um canal condutor do inefável, do impalpável, do eterno”, finaliza.
Ascom Secult

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...