Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 22, 2011

A importância da iniciação científica é debatida na Uepa

Divulgar projetos de pesquisa desenvolvidos pelos graduandos e socializar os conhecimentos produzidos. Esse é o objetivo do X Seminário de Iniciação Científica realizado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), nos dias 24 e 25 de novembro. A programação, norteada pelo tema "Formando pesquisadores para o futuro da Amazônia" vai debater o papel que a iniciação científica tem na formação dos alunos e no seu futuro profissional e vai acontecer em dois campi da universidade: no campus I, onde funciona o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, e no campus II, onde está instalado o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), no bairro do Marco.
A abertura será às 18h30, no auditório do CCSE, e com a presença da reitora Marília Brasil Xavier, seguida da conferência sobre o tema do seminário, a ser ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Jofre Jacob. No dia seguinte (25), a partir das 8h, a programação, que tem a direção de Jacob e ainda do diretor de Pesquisa da universidade, prof. Juarez Quaresma, continua com Comunicações Orais, já no CCBS.
Nos últimos três anos, a Uepa praticamente quadruplicou o número de bolsas de iniciação científica, passando de um pouco mais de 50 para mais de 200, entre bolsas próprias e de órgãos de fomento como a Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa (Fapespa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Através da iniciação científica a instituição pode despertar já na graduação vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais, acelerando assim um quadro de expansão e renovação do quadro futuro de pesquisadores da região”, afirma Quaresma. Além disso, há o fomento do Programa de Iniciação Científica Junior, que insere os estudantes em projetos de pesquisa e revela talentos desde o Ensino Básico e Fundamental. "Só neste ano, recebemos 60 bolsas do CNPq e 100 bolsas da Fapespa nesta modalidade", revela.
Serviço: O X Seminário de Iniciação Científica acontece nos dias 24 e 25 de novembro, no CCSE (Trav. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo) e no CCBS (Trav. Perebebuí, 2623 - Marco) da Uepa. Informações:(91) 3299-2270 / (91) 3299-2200 (Ramal 2270) / sic.uepa@gmail.com.
Carolina Menezes - Ascom Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...