Total de visualizações de página

segunda-feira, novembro 21, 2011

Pará fecha em Gramado parcerias para a Fita 2012

Belém já se prepara para sediar mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que acontece de 21 a 24 de junho de 2012, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Entre os participantes já confirmados estão os organizadores do Festival de Turismo de Gramado (Festuris).  A confirmação veio dos próprios diretores da empresa, Marta e Marcus Vinicius Rossi e Eduardo Zorzanello, que ao longo dos quatro dias da 23ª edição do Festuris não pouparam elogios ao Pará, alvo de muitas reverências e reconhecimentos como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e do mundo.  O evento aconteceu de 17 a  20 deste mês, no Rio Grande do Sul.
Ao chegar em Gramado, no dia 16, a comitiva do Pará levou a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo do Círio de Belém, para peregrinação na Matriz de São Pedro. Mais de 150 pessoas prestigiaram a missão de boas vindas à imagem, que ficou exposta para visitação nos quatro dias em que permaneceu em Gramado. A pianista Celina Chamiê e a soprano Danyelle de Freitas, deram o tom musical da cerimônia.
O Festuris foi aberto na noite de quinta, 17, no Palácio dos Festivais, com um emocionante cortejo da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, símbolo maior do Círio de Belém, levada ao evento pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e pela Diretoria da Festa de Nazaré.  Ao entrar no salão do Palácio levada por Adenauer Góes, presidente da Paratur e Flávio Américo, Diretor da Festividade de Nazaré, a imagem emocionou os participantes do evento.
Durante a cerimônia de abertura a organizadora do Festival, Marta Rossi, fez questão de  enaltecer o trabalho do presidente da Paratur, Adenauer Góes, a quem disse considerar como amigo e afirmar que a presença da comitiva do Pará, formada por cerca de 30 profissionais, significa o compromisso de unir o Brasil de Norte a Sul, através do turismo. “Vamos estar na Fita para retribuir a presença do Pará em Gramado”, se comprometeu Marta.
O dia 18 (sexta) foi marcado por painéis e palestras, entre eles sobre  “Reordenação do Mercado, o Futuro da Economia Turística Mundial”, apresentado por Izabel Mesquita, secretária nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo. “Visitem o Pará, assistam ao Círio de Nazaré, que reúne dois milhões de romeiros, independentes da sua religião”, convidou Bel, que viveu por  muitos anos no Pará, onde construiu sólida carreira política. Ela prestigiou, no último dia 31 em Belém, uma estratégia que vai ao encontro desse reordenamento, o lançamento, pelo governador Simão Jatene, do Plano Estratégico de Turismo do Pará, novo site turístico e nova marca do turismo paraense. Na oportunidade o governador assinou o documento que oficializa a criação da Secretaria de Estado de Turismo do Pará.
Também chamou atenção no congresso do Festuris a palestra de Marino Finozzi,  Ministro Regional do Turismo, Atividades Promocionais, Comércio Exterior e Internacionalização da Região do Vêneto (Itália). Mas, a grande sensação foi mesmo causada pelo palestrante Luis Paulo Luppa, presidente da Trend Operadora. Luis, que falou sobre “Posicionamento, potencialização de imagem e reposicionamento de marca”, é presença confirmada também na Fita 2012 em Belém.
O dia 20 foi todo dedicado ao atendimento de turistas, empresários, agentes de viagens, operadores e outros profissionais. No local, todo tematizado com o Círio de Nazaré, foram distribuídos biscoitos de castanha, fitinhas de Nazaré, folheteria e exibidos vídeos sobre o Pará. A grande sensação, mais uma vez, foi a imagem Peregrina. O padre Carlos Alberto Chiquim, coordenador da Pastoral do Turismo do Brasil, ligado à CNBB, elogiou o estande do Pará no evento. “A CNBB tem interesse no segmento do turismo religioso. Esta é uma oportunidade de convidarmos o Pará para estar conosco na Expocatólica, que vamos realiza na primeira semana de julho de 2012 em São Paulo”, convidou o padre, para quem Aparecida é hoje uma referência ao turismo religioso mas o Brasil também precisa conhecer outras facetas e denominações de Nossa Senhora Brasil afora.  O trabalho da CNBB nessa área do turismo leva em conta que esse segmento, só em 2010, movimentou R$ 61,7 bilhões de reais.
Os violonistas Allan Jhon Lino e Raul Gobatto, da Orquestra Gramado, acompanharam o cortejo da imagem de Nossa Senhora de Nazaré na feira. A apresentação comoveu. “Minha mãe não teria sobrevivido a um AVC sem a fé em Nossa Senhora. Soubemos que a imagem viria e fizemos questão de trazê-la aqui”, contou a arquiteta Tatiana Ferreira, que levou, em uma cadeira de rodas, a mãe Diva Ferreira para pedir as bênçãos da “Peregrina”.
Comercialização
O maior número de expositores do 23º Festival de Turismo de Gramado, que teve um aumento de 14,37% em relação a 2010 em número de visitantes e de 12,85% na metragem de comercialização, com mais de  360 estandes, 1,8 mil marcas, são agentes de viagens. Rose Larrat, presente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) se disse satisfeita com o Pará em Gramado. “Esta é a primeira vez que participamos com um número tão expressivo de empresários, resultado da parceria da Paratur, Sebrae e Abav”. Afirmou Rose.
A empresária Irene Belo, do hotel Belo Alter, localizado em Santarém, no polo turístico Tapajós, falou da importância de estar em Gramado. “Já temos uma relação próxima com o Sul e aqui há uma exigência quanto à qualidade dos produtos. Até por que a Argentina é aqui do lado. Por isso temos que intensificar nossa presença aqui”, disse Irene, ao explicar que a gravação de telenovelas no Pará é uma forma de contribuição da mídia para o crescimento do turismo.
Durante os quatro dias de Festuris a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, além de ficar em exposição na Matriz de São Pedro e de participar de cortejos, ficou em exposição no estande da Paratur. Também fez duas visitações à sala de imprensa. A primeira durante a reunião ordinária dos membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que estiveram no Pará por ocasião do congresso da entidade de 22 a 27 de setembro. “Muito nos honra receber a imagem de Nazaré em nossa reunião. Prova de que o Pará prestigia o trabalho da Abrajet”, disse Hélcio Estrella, presidente da Abrajet, perante mais de 60 jornalistas de todo o Brasil, Uruguai, Portugal, Itália e outros países.
Outro momento marcante da imagem com a imprensa foi durante a entrevista coletiva de encerramento do Festival de Gramado. Carregada pelo diretor da Festividade de Nazaré, Flávio Américo, seguida pelos guardas da Santa, João Paraense e Guilherme Azevedo, a imagem foi entregue nas mãos de Marta Rossi, organizadora do festival, na presença de autoridades como a Diretora Geral de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Giovani Colório, secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, entre outros.
O presidente da Paratur, Adenauer Góes, comemorou a participação do Pará no evento. Para ele a estratégia de focar o Círio como temática principal em Gramado e na Abav 2011 foi muito positiva e deve se repetir em Portugal, onde o Pará participa da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, de 29 de fevereiro a 4 de março. “O Pará foi muito bem recebido por todos em Gramado. Prova do reconhecimento a um trabalho que vem sendo desenvolvido pra fortalecer o turismo do Pará”, disse Adenauer.
Benigna Soares - Ascom Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...