Total de visualizações de página

sábado, novembro 19, 2011

@ TURISMO: Imagem Peregrina da padroeira dos paraenses visita Rio Grande do Sul

Cerca de 150 pessoas assistiram à missa que marcou a chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.  Levada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e pela Diretoria da Festa de Nazaré, a imagem está na cidade gaúcha para as programações do 23º. Festival de Turismo de Gramado, que começa nesta quinta-feira, dia 17, e assim fortalecer o Círio de Nazaré como principal produto do segmento turístico religioso do Pará e da Amazônia.
A chegada da imagem em um cortejo à Matriz de São Pedro, por volta das 18 horas de quarta-feira, dia 16, emocionou os fiéis.  “Estou vivendo em Gramado há três anos. Nem acreditei quando soube que ela viria. Fiz questão de vir reverenciá-la”, contou Lílian Braz Prieto, contato publicitário do jornal Zero Hora, em Gramado. Lílian diz que nasceu em Belém, onde trabalhou em um grande jornal e aprendeu a devoção por Nossa Senhora de Nazaré.
Após o cortejo na praça e nas dependências da Matriz, uma missa foi celebrada pelo padre Luiz Pedro Wagner, que descreveu o momento como um encontro de filhos em terras diferentes, que têm uma mãe em comum. “Nela nos sentimos todos irmãos e convidados a sermos discípulos missionários de Jesus Cristo”, ensinou padre Pedro, ao explicar que em Gramado devotos católicos realizam anualmente, no último sábado de outubro, as “Procissões das Capelinhas de Nossa Senhora”, envolvendo cerca de 150 capelinhas com aproximadamente 30 famílias em cada uma. “Não envolve tanta gente quanto o Círio de Belém, com seus dois milhões de romeiros, mas é uma forte manifestação de fé”, conta ele.
Quem também se emocionou foi o paulista Mário Ribeiro, 53 anos, que veio da cidade de Cerquilha com um grande grupo para prestigiar a programação “Natal Luz de Gramado”. Este é um momento único para todos nós. Foi uma coincidência estarmos aqui hoje, mas estamos muito felizes de participar deste momento”, expressou o turista, que sonha em visitar Belém do Pará. Ele também se emocionou com as músicas e hinos de Nossa Senhora de Nazaré, apresentados ao longo da missa pela pianista Celina Chamiê e pela soprano Daniele Freitas.
Flávio Américo, diretor da Festividade de Nazaré, elogiou a parceria com a Paratur que garantiu esse momento de propagação da devoção à Nazaré. “Muito importante para a divulgação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré”, disse Flávio, que acompanha a imagem juntamente com dois guardas da Santa. A Peregrina permanece até a noite desta quinta-feira na Matriz de São Pedro, de onde segue para ser exibida durante a abertura do Festuris – Festival de Turismo de Gramado, às 20 horas, no Palácio dos Festivais, onde será feita a entrega do Troféu Amigos do Festival. De lá segue para o  Serra Park, onde até o dia 20 acontece o Festival de Turismo de Gramado (Festuris).
Representando o presidente da Paratur na cerimônia religiosa na Matriz de São Pedro, Carlos Figueira, gerente de Assuntos Nacionais da Paratur, coordenou as atividades e diz que o Círio tem sido uma temática recorrente na divulgação do Pará nas feiras e eventos turísticos do Brasil e do exterior. “O Círio tem inspirado essa participação como forma de fortalecer o turismo e também a devoção por Nossa Senhora de Nazaré”. Ele adianta que o estande do Pará, com 16m², expõe diversos produtos turísticos dos seis polos do Pará: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Bombons regionais, cheiro do Pará, botons, fitinhas de Nazaré e muita folheteria promocional vão ser distribuídos no estande.
A abertura oficial do Congresso do Festival de Turismo de Gramado, um segundo momento da programação, acontece às 9 horas da manhã desta sexta-feira, dia 18, no Teatro Lupcínio Rodrigues, no Serrano Centro de Convenções (Serra Park), onde ocorrerá um novo cortejo com a imagem Peregrina, que ainda será exposta durante um cortejo que abre a entrevista coletiva de encerramento do Festival, dia 20.
Encontrada por volta de 1700 pelo caboclo paraense Plácido José de Souza, às margens do igarapé Murutucu (onde foi construída a Basílica Santuário de Nazaré), a imagem peregrina é venerada por milhares de paraenses. Recebe denominações diversas como Padroeira dos Paraenses, Rainha da Amazônia, Rosa do Guamá, Vigem de Nazaré, e até apelidos carinhosos, como simplesmente “Nazica”.
Festival
O Festival de Turismo de Gramado conta ainda 16  painelistas e moderadores discutindo diferentes temáticas importantes para o setor, além  do seminário “Turismo de Negócios e Eventos – Cenário Atual e Tendências”, com o professor-doutor Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur. A feira inclui mais de 1,8 mil marcas e 360 estandes, sendo 25 companhias aéreas, 60 operadores e 40 destinos internacionais. A estimativa de público é superior a 14 mil profissionais.
Participam caravanas de agentes de viagens, operadores e imprensa da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. São destaque estandes de Vêneto (Itália), Chile, Uruguai e Argentina. Abav Pará também tem forte comitiva de agentes de viagens paraenses, coordenados pela presidente Rose Larrat.
A Rodada de Negócios Sebrae tem mais de 30 inscritos e envolverá segmentos específicos do mercado: e-commerce e tecnologia, turismo de pesca amadora, turismo religioso e enoturismo. Estão previstas 96 reuniões, nos dias 18 e 19, das 14 horas às 18h30. O Sebrae Pará, coordenado pela diretor Suleima Pegado, tem atividades na programação, coordenando a participação de empresários paraenses.
Benigna Soares - Ascom Paratur

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...