Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 04, 2011

XI Jogos dos Povos Indígenas iniciam neste sábado

Com início neste sábado (5), a 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas conta com a integração de cinco etnias paraenses. Índios Assurini, Kayapó, Kyikatêjê, Tembé e Xikrin participam da programação - que será realizada até o próximo dia 12 -, na Ilha Real, no estado do Tocantins. Representada pela Coordenadora Estadual de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais, Maria José Abreu, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) prestigia a Olimpíada Verde.
O evento é idealizado pelo Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC) -, e espera reunir cerca de 1.400 indígenas de 38 etnias brasileiras. Apoiada pelo Ministério do Esporte, diversas categorias compõem a programação deste ano. Das modalidades previstas, estão: arco e flecha; arremesso de lança; cabo de força; canoagem; natação; corrida de tora; lutas corporais; zarbatana; futebol masculino e feminino.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a Sejudh acompanha este evento, que é caracterizado pelos organizadores, como um exemplo de celebração desportiva tradicional, cultural e espiritual. “Além de contribuir para o aumento da auto-estima dos indígenas participantes, a olimpíada contribui para o resgate das tradições desses povos”, afirma o diretor do Comitê Intertribal e articulador dos Jogos dos Povos Indígenas, Carlos Terena.
O evento oferece, ainda, atividades lúdicas e educativas. Além do replantio de arvores nativas, e da limpeza simbólica dos rios, um fórum com discussões sobre temas pertinentes aos povos, será realizado. Vale lembrar que o evento já inicia neste sábado (5), às 19h, com um ato espiritual indígena, que por sua vez, visa pedir licença e bênçãos durante a realização dos Jogos.

Ellyson Ramos – Ascom Sejudh

Postar um comentário

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...