Total de visualizações de página

domingo, novembro 20, 2011

Bombeiros fazem 129 anos e oferecem ação de cidadania

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará completa 129 anos quinta-feira (24). Para marcar a data, a corporação desenvolveu uma semana de atividades envolvendo solenidades, campanhas, exposições e desporto. As ações começaram dia 17 com a campanha de doação de sangue intitulada “De braços dados com a vida”, em parceria com o Hemopa .
Na manhã de sábado (19), aconteceu uma grande ação social integrada com o Pro Paz dentro do quartel do comando geral do Corpo de Bombeiros. Foram cerca de onze mil atendimentos, feitos de 9 às 14 horas. Entre os serviços oferecidos gratuitamente, esteve a emissão de documentos, como CPF, carteira de trabalho, carteira de identidade, certidão de nascimento e fotos.
Também foram feitos atendimento jurídico para causas cíveis (divórcio, paternidade, alimentos, conflito de vizinhanças), atendimento médico (clínica médica, oftalmologia, ginecologia, dermatologista e cardiologia) e odontológico e orientação preventiva de higiene bucal. O público teve ainda educação e orientação no trânsito e atividades lúdicas para crianças, como cinema e oficinas.
Os bombeiros fizeram uma demonstração técnico-profissional de combate a incêndio e de salvamento em altura e a exposição de materiais e equipamentos operacionais da corporação. A moradora do conjunto Providência Maria Irene aproveitou a oportunidade para verificar o diabetes e trocar os óculos, que há mais de um ano estavam quebrados. “Caí e quebrei meus óculos, mas agora estou aqui, perto de casa, solucionando um problema que me prejudicava há muito tempo”, disse.
O que mais chamou a atenção de Lucas Menezes, Lucas Barbosa, Lucas Tomás, Andrei Souza e Carlos Aguiar, todos vizinhos, na faixa etária de 8 a 12 anos, foi a exposição de uniformes e equipamentos dos militares e a demonstração do canil da Polícia Militar e de resgate e combate ao fogo dos bombeiros. Juntos, os meninos aproveitaram para matar a curiosidade de conhecer o quartel por dentro e ainda jogaram bola, assistiram a filmes e participaram de oficinas.
No fim do passeio era visível o encantamento das crianças. “Quero ser bombeiro quando eu crescer. Vou pilotar o helicóptero de resgate”, disse Andrei. “Também vou ser bombeiro, mas quero cuidar dos cachorros”, emendou Carlos.
As portas abertas do Corpo de Bombeiros para a comunidade agradaram quem mora perto do quartel. A líder comunitária de Val-de-Cans Marilene Valente estava trabalhando como voluntária na ação e parabenizou os bombeiros pela iniciativa. “É bom ver o Corpo de Bombeiros integrado à comunidade e abrindo as portas para a sociedade com ações como essa, que ajudam as pessoas. Eles fazem aniversário, mas quem ganha o presente somos nós. Estou maravilhada com essa atitude e muito orgulhosa também”, afirmou.
Para o sargento Arnobio Pelaes, receber a comunidade dentro do quartel é uma experiência singular. “É muito gratificante servir a população. Tenho 22 anos de corporação e sempre tenho a sensação de estar realizando um sonho”.
Dani Filgueiras – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...