Total de visualizações de página

domingo, novembro 20, 2011

Pro Paz Cidadania chega a 400 mil atendimentos neste ano

Desde o início do ano, o Pro Paz Cidadania, programa do governo do Estado que leva diversas ações de cidadania para a população mais carente, já contabilizou mais de 400 mil atendimentos em Belém e em vários municípios do interior do Estado. “Esses números chegam a emocionar. O programa superou nossas expectativas e nos mostrou que estamos indo no caminho certo”, diz a coordenadora do Pro Paz, Izabela Jatene.
Na manhã deste domingo (20), o Pro Paz Cidadania atendeu a população de um dos bairros mais populosos de Belém, a Terra Firme. As ações de cidadania aconteceram nos espaços da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), oferecendo para a comunidade atendimento ginecológico, odontológico, oftalmológico, pediátrico, cardiológico, dermatológico e de clínica médica, além de exames de HIV, malária, glicose e sangue.
Também houve a emissão gratuita de documentos como RG, carteira de trabalho, CPF e certidões de nascimento e casamento. Os moradores do bairro aprovaram a iniciativa. A dona de casa Marilene Cardoso, 58 anos, aproveitou o domingo para acabar com as pendências. “Consegui me consultar com um clínico geral, consertei meus óculos que estavam quebrados, fiz exame de pressão e diabetes e, para encerrar, ainda dei um trato no visual”, detalhou.
Cidadania –Para os líderes comunitários da Terra Firme, os serviços oferecidos pelo Pro Paz Cidadania são fundamentais para ajudar no resgate da cidadania dos moradores do bairro, sempre visto como um dos mais violentos e perigosos de Belém. “O fato de o governo estar nos abraçando com essas ações nos dá esperança e incentivo para que a realidade melhore cada vez mais”, afirmou o coordenador da Casa de Cultura da Terra Firme, Edmar Souza.
O evento teve ainda com atividades culturais, oferecidas em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP) e Fundação Curro Velho, com oficina de circo e apresentações teatrais.
Os moradores da Terra Firme também ganham nesta segunda-feira (21) um espaço, na Ufra, onde crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 18 anos poderão participar gratuitamente de diversas atividades que envolvem esporte, lazer, cultura e educação. Trata-se do pólo Terra Firme, o quarto do programa Pro Paz nos Bairros. A meta é atender 380 crianças e jovens, que participarão das atividades no contraturno escolar.
O Pro Paz nos Bairros pretende reduzir os índices de violência e disseminar a cultura de paz, com um trabalho de prevenção, proporcionando inclusão, interação e integração. Os pólos do programa oferecem estrutura com quadras poliesportivas, piscina, quiosque e salas para diversas atividades. O pólo funcionará de segunda a sexta, das 8 horas às 11h30 e das 14 horas às 17h30.
Os demais pólos do Pro Paz ficam no campus III da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp), em Marituba, região metropolitana de Belém, e no Mangueirão. Cada pólo já atende em média 560 crianças e adolescentes.
Bruna Campos – Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...