A Fundação Hemopa informa à população que não funcionará para coleta de sangue nesta quarta-feira, 2, Dia de Finados. No entanto, o serviço funcionará normalmente no feriado do próximo dia 15, para restaurar o estoque estratégico de sangue que vem sofrendo redução no número de bolsas coletadas em função de seguidos feriados prolongados em outubro. Para reverter o quadro, a direção do hemocentro retomou a realização de campanhas externas com salas montadas em parceria com instituições públicas e privadas. A queda no estoque atinge cerca de 20% das doações efetivadas na sede do órgão.
De acordo com a programação de campanhas externas, o Hemopa estará neste sábado, 5, na Escola Madre Celeste, na Rod. Augusto Montenegro, para coleta de sangue. Dia: 12,no Centro de Estudos Integrados, no Distrito de Icoaraci, para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Dia 13, será na Igreja Batista, na Av. Assis de Vasconcelos, para coleta de sangue e cadastro de medula óssea. Dia15, Igreja Cristã Evangélica (ICEV) “Igreja Vida”, para coleta de sangue e cadastro de medula óssea. Dia 19, na Escola. H. de Campos, para cadastro de medula óssea. Dias 17 e 18 de novembro, no Comando Geral dos Bombeiros, da Av. Júlio César, para coleta de sangue e cadastro de medula óssea. Todas as campanhas acontecerão de 8h às 16h.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, a assistente Juciara Farias, a suspensão temporária de campanhas externas com as duas unidades móveis do Hemopa, em pontos estratégicos da Região Metropolitana de Belém (RMB), é outro fator que está contribuindo para a diminuição no número de doações de sangue. “Os veículos estão passando por revisão técnica. As campanhas foram suspensas até final de dezembro”, justificou, convidando os doadores para se dirigirem até a sede do hemocentro.
Quem pode doarsangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg . Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença de Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sanguínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.
Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudáveis e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.
Serviço:O Hemopa está localizado na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118.
Vera Rojas - Ascom Hemopa
Nenhum comentário:
Postar um comentário