Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 11, 2011

@ INTERIOR DO ESTADO

Multinacional norueguesa
elogia Municípios Verdes
e anuncia mais
investimentos no Pará
Mais uma vez o Programa Estadual Municípios Verdes ganha destaque no cenário mundial. Desta vez, o interesse partiu do governo norueguês, que pretende investir e fechar parcerias com o programa. A informação foi repassada para o governador Simão Jatene, durante uma reunião entre o chefe do Executivo e Svein Richard Brandtzæg, presidente e diretor executivo da multinacional norueguesa Hydro – terceira maior fornecedora mundial de alumínio e atualmente dona de outras grandes empresas como  Albrás, Alunorte e da Companhia de Alumina (CAP).
O encontro entre o governador e todo o conselho diretor da empresa aconteceu na manhã desta quinta-feira, 10, na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará. “O governo norueguês pretende dar total apoio ao programa Municipios Verdes. O ministro do meio ambiente da Noruega ficou impressionado com os resultados do programa e nos afirmou que destinará um fundo para o desenvolvimento deste projeto maravilhoso de sustentabilidade”, enfatizou Brandtzæg.
Durante a reunião, o presidente da Hydro falou também ao governador sobre as dificuldades que a Albras vem enfrentando em função da falta de acesso a fontes de energia de baixo custo. “Viemos também para pedir apoio do governo para que nos ajude no enfrentamento deste desafio”, explicou. O governador se mostrou parceiro da empresa e afirmou que a proximidade de uma empresa com o Estado representa uma parceria que pode ser construída visando sempre projetos que tragam benefícios para o estado. “O Estado não substitui a empresa e a empresa não substitui o Estado. Por isso, é preciso criar relações que sejam fundamentais para os dois. Se temos coincidências de objetivos, os desafios de vocês passam a ser nossos desafios”, ressaltou Simão Jatene.
A Hydro planeja investir mais de um bilhão de dólares na expansão da mina de bauxita e na implantação da refinaria de alumínio da Companhia de Alumina do Pará (CAP), em Paragominas. “O Brasil e o estado do Pará são extremamentes relevantes para a Hydro e saímos desta reunião muito felizes, com o sentimento de que poderemos contar com o governo paraense até porque, nós temos interesses em comum, que é o desenvolvimento do Pará”, finalizou Brandtzæg.
Bruna Campos – Secom
Mercado municipal de
Marituba será entregue
antes do Natal
A equipe da Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) trabalha na readequação do novo mercado municipal de Marituba. Para isso, realizou estudos necessários para viabilizar as adequações e melhorias, além de licitar e contratar empresa para executar os serviços.
Entre as obras previstas estão: adaptação do balcão de atendimento no setor de carnes para colocação de frigorífico expositor; drenagem interna e externa de esgoto com ligação de calha aberta com grelha; abertura com substituição do tipo de telha na área de rampa para permitir iluminação natural; instalação de dutos para coleta de lixo no pavimento superior; revisão na instalação elétrica e dos quadros de distribuição de energia; instalação de transformador de 75 KVA; reforma geral dos sanitários públicos depredados e pintura geral do prédio.
Essas obras estão em andamento e deverão ser concluídas até a segunda quinzena de dezembro, quando o prédio será entregue à  Prefeitura de Marituba em plenas condições de ser utilizado pela população. Para o titular da Seidurb, secretário Marcio Spindola, "dar  continuidade aos projetos do ParaUrbe é prioridade do Governador Simão Jatene para colocar em funcionamento todos os equipamentos públicos que foram negligenciados pela administração anterior, deixando-os parados e causando prejuízos à sociedade, de que o mercado de Marituba é um exemplo clássico". O secretário adianta que a equipe da Seidurb está  trabalhando para entregar funcionando o mercado antes do Natal para a comunidade de Marituba.
Ainda na segunda quinzena de novembro, serão promovidas reuniões com os feirantes, prefeito, vereadores e equipes da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal para checagem de todas as medidas necessárias para o pleno funcionamento do novo Mercado.
Ascom Seidurb
Encerramento do Painéis
Funarte de Bandas
em Ponta de Pedras
Cerca de 300 alunos participantes dos cursos oferecidos pelo Projeto Painéis Funarte de Bandas (Ponta de Pedras, 9 a 13 de novembro) se apresentarão no encerramento da programação formando uma grande banda, com a presença de autoridades locais e os coordenadores do evento. Será no domingo (13) no Ginásio do Centro Cultural Bertino Boulhosa a partir das 18h. Entrada Franca.
IAP leva aperfeiçoamento
artístico para Rio Maria
O Instituto de Artes do Pará junta-se à Associação de Arte e Cultura, Meio Ambiente e Comunicação de Rio Maria (Acarm) para a realização de oficinas de dança. A Acarm é uma associação de artistas e grupos artísticos de várias linguagens. Atende gratuitamente a população urbana e rural carente. É uma instituição de inclusão e promoção da Arte e da cultura. Através do uso de diversas mídias busca a sensibilização para a necessidade da preservação e uso racional dos recursos naturais, além da valorização e manutenção da cultura popular.
O IAP, em parceria com a associação, convidou Waldete Brito e Sílvio Sá para ministrar as oficinas. Waldete Brito possui licenciatura plena em educação física pela Universidade Estadual do Pará (Uepa) e mestrado em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). É professora da Escola de Teatro e Dança da UFPA, possuindo experiência como coreógrafo e diretora artística.
Na oficina apresentará personagens que parecem imersas em uma incessante busca por respostas para seus questionamentos e indagações. As sensações, as dores, os medos, as necessidades ganham no corpo desses artistas maior visibilidade, chegando ao exagero, ao excesso, como recurso cênico. A criação surge quando a voz cala e o corpo fala por meio de gestos e movimentos, revelando um universo inquieto, depressivo e angustiante, imerso num ambiente que compõe o tempo cotidiano.
O Governo do Estado do Pará através do Instituto de Artes do Pará (IAP), concretiza assim, o projeto de descentralização das ações culturais do instituto, levando o aperfeiçoamento artístico à todos os que fazem da arte, seu ofício e instrumento de desenvolvimento cultural, artístico e econômico das diversas cidades do Estado do Pará.

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...