Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 22, 2011

Uepa participa de encontro em Belém com universidades canadenses

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das participantes do encontro promovido pela Organização Universitária Interamericana e que reúne uma delegação de vice-reitorias e altas autoridades de universidades canadenses e representantes de universidades brasileiras em Belém (PA) e em Brasília (DF) de 28 de novembro a 2 de dezembro. O objetivo é apresentar, em sessões de trabalho sobre a internacionalização e inovação, exemplos concretos de colaboração entre as instituições. Em Belém o encontro acontece nos dias 28 e 29 de novembro, e na capital do país, entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro.
Segundo a assessora de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá, a universidade participa do encontro por meio de professores e pesquisadores da instituição que terão a oportunidade de interagir com os representantes das universidades canadenses. "O networking interinstitucional é uma valiosa ferramenta para identificar oportunidades de cooperação internacional com parceiros de universidades de prestígio como as do Canadá", afirma.
"Isto é especialmente importante neste momento em que estão sendo lançados editais nacionais de bolsas para estudo e pesquisa no exterior e as instituições de ensino superior brasileiras (IES) precisam fazer acordos com o maior número possível de parceiros internacionais a fim de possibilitar que seus alunos, professores e pesquisadores possam realizar suas atividades em instituições parceiras de destaque mundial", explica ela. Ainda de acordo com Luzia Jucá, a Amazônia é um centro de atenção mundial e países como o Canadá querem aproveitar para estender suas parcerias com IES locais. O evento é aberto à participação de todas as universidades brasileiras.
Bons Resultados
A Assessoria de Relações Internacionais da Uepa teve um ano particularmente proveitoso. Em junho, representou a instituição em outro importante encontro com universidades canadenses, dessa vez realizado na capital do país, Ottawa. Naquela oportunidade, diversas instituições tiveram a oportunidade de conhecer potenciais parceiros brasileiros. "Agora é a vez deles visitarem o Brasil, e a inclusão de Belém nesse roteiro revela a importância de nossa região para a ampliação de parcerias, anteriormente mais restritas às regiões Sul e Sudeste", detalha Luzia.
Com o lançamento de bolsas de estudos no exterior para a graduação, foi proposto um grande desafio à Uepa, que é o de adequar seu sistema para enviar e receber alunos a instituições de outros países e aceitar esses estudos como parte integrante do currículo interno. Para isso, foi feito todo um estudo em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), além de adequações administrativas e pedagógicas dentro da instituição, tais como a recente proposta de resolução para alunos em mobilidade, já enviada ao Conselho Universitário (Consun) para aprovação.
Recentemente, foram articulados acordos de cooperação com universidades que estão no topo do ranking mundial, como Berkeley, Davis e Universidade de Los Angeles. Na Europa, já há acordos com as universidades de Lisboa, do Porto e de Trás-os-Montes, sendo que estão em fase de viabilização parcerias com Coimbra e Minho. Com a Itália, está sendo providenciada a renovação do acordo de cooperação com o Politécnico de Milão, referência mundial em design e as engenharias em geral.
O ano de de 2012 já deve começar com agenda para esta assessoria. No mês de abril, a universidade participa de dois importantes eventos: o Encontro Anual do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) e a Conferência das Américas para Educação Internacional. Ainda em 2012, o Brasil receberá a visita de uma missão de reitores de universidades canadenses e está programada a visita dos reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) a Alemanha e Bélgica, visando estreitar laços e viabilizar parcerias.
Carolina Menezes - Ascom Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...