Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 18, 2011

@ CURSOS @ CONCURSOS @ PALESTRAS # CONFERÊNCIAS ...

Concurso da Jucepa
para tradutores
e intérpretres
A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) publicou Edital referente ao concurso para tradutores e intérpretes, cuja prova escrita será realizada no próximo dia 20 de novembro, na Escola Estadual Vilhena Alves (Av. Magalhães Barata nº 698). De acordo com o Edital, o horário de apresentação dos candidatos está marcado para as 14 horas, e as provas serão iniciadas às 15 horas com a duração de 3 horas. O candidato deverá se apresentar munido de caneta com tinta azul ou preta, apresentar um documento oficial de identificação e não será permitida qualquer espécie de consulta a códigos, livros, manuais, impressos ou outro qualquer tipo de pesquisa. O Edital completo está publicado no site www.jucepa.com, podendo ser acessado pelos interessados.
Em Brasília, Procon integra
curso sobre regulação
do setor elétrico
Devido ao grande número de reclamações registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (Pro-Reg) promove o curso “Regulação e Defesa do Consumidor: Módulo IV - Setor Elétrico”. A Coordenadora de Atendimento, da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Pa), Carla Barbosa, participou do evento, que iniciou nesta quarta-feira (16), e estendeu-se hoje sexta-feira, dia 18, na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília (DF).
O quarto módulo visa capacitar e atualizar profissionais que atuam na defesa do consumidor. Baseado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), o curso aborda direitos e apresenta interpretações atuais firmadas pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sndc). A oficina temática resulta da parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Dentre os temas previstos, a organização pretende abordar a qualidade nos serviços de distribuição de energia elétrica, revisões e reajustes tarifários, medição inteligente, dentre outros.
Vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o Procon realiza trabalhos de orientação à população, e fiscaliza produtos e serviços a fim de fazer valer direitos previstos no CDC brasileiro. Representando o Procon/Pa, Carla discutirá, em Brasília, sobre serviço de distribuição de energia elétrica. Vale lembrar que, durante o evento, documentos poderão ser elaborados para o auxílio no monitoramento de serviços, e para a participação em audiências públicas.
Ellyson Ramos – Ascom Sejudh
I Conferência Estadual de
Emprego e Trabalho Decente
Acontece nesta quinta (17) e sexta-feira (18), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a I Conferencia Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Pará. O evento reunirá 300 participantes, de diversos municípios do Estado e organismos voltados ao trabalho, para discutir as prioridades e os parâmetros da política nacional de emprego e trabalho decente. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).
A conferencia foi precedida por 13 plenárias ocorridas nas regiões de integração do Estado, abrangendo todos os municípios paraenses. Sociedade civil, governo do Estado, autoridades federais, estaduais e municipais, empresários e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) se reúnem para discutir as prioridades que deverão ser solicitadas pelo Pará para a implementação na Agenda Nacional do Trabalho Decente e do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente.
A agenda será definida durante a I Conferencia Nacional de Emprego e Trabalho, que acontece em maio de 2012, em Brasília. “O Norte é sempre esquecido, por isso vamos bem fundamentados e com propostas concretas para apresentar em Brasília. Não recebemos recursos federais para as plenárias, mas o Estado está se empenhando para que o evento aconteça com a participação de todos os municípios”, diz o titular da Seter, Júnior Hage.
Qualificação –Para a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Miriam Andrade, é importante a união entre governo, empresários e trabalhadores na discussão de melhorias das condições de trabalho. “É muito bom ver no Pará a aplicação efetiva das conferências previstas em lei e constatar que, apesar da falta de estrutura financeira, existe a boa vontade entre as partes, possibilitando o acontecimento deste evento. Esse é o caminho”, afirma.
O representante da Federação do Comércio do Estado (Fecomercio), Miguel Sampaio, acredita que este é o momento de união em prol do Estado. “Dentro das nossas divergências de atuação, temos que unir forças para construir metas e exigir resultados após o término do evento. Vamos discutir problemas e apontar soluções, para transformar em desafio o que precisa ser enfrentado”, avalia.
Muitos temas precisam ser discutidos na área do trabalho, mas todos os órgãos envolvidos no comitê organizador do evento defendem que a qualificação profissional é uma das prioridades nas políticas públicas traçadas para a área de emprego e renda. Nesse sentido, a Seter vem trabalhando para que os empregos gerados pelas empresas no Pará priorizarem a mão de obra já disponível no Estado, conforme explica a secretária adjunta, Mônica Coutinho.
“Vamos qualificar a nossa mão de obra para assumir os novos postos de trabalho gerados em nosso Estado. Assim que acabar a conferência, faremos um workshop com as empresas que estão chegando e com as que já se consolidaram no Pará para firmar essa parceria”, afirma.
Dani Filgueiras – Secom
Abertas mais de duas mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

Estão abertas mais de duas mil vagas para os cursos profissionalizantes e gratuitos, ofertados pelo Fundo Ver-o-Sol, órgão de fomento ao empreendedorismo da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), entre os dias 16 e 29 de novembro. Os alunos podem escolher pelos cursos de Informática Básica e Avançada, Manipulação de Plantas, Produção de Cosméticos Artesanais e Gestão Empreendedora. Pensando na proximidade do Natal, também serão ofertadas vagas para os cursos de embalagens de presentes, bombons e trufas (para cadastro reserva), e preparo e decoração de bolos.

Os cursos são realizados por meio de parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES), além de Sebrae, Senac e Banco do Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas na sede do Fundo Ver-o-Sol. Para os cursos do Programa Inclusão Digital, o aluno pode optar por freqüentar as aulas na instituição parceira mais próxima da sua casa, de acordo com os locais e vagas disponíveis. Ao término das aulas, os estudantes recebem certificado de conclusão de curso assinado por todas as IES.

Os interessados podem se inscrever das 8h às 13h, na sede do Fundo Ver-o-Sol, localizado na Avenida Cipriano Santos, nº 40. No momento do preenchimento da vaga, é necessário apresentar os documentos originais e cópias da identidade, CPF, comprovante de residência de Belém e uma foto 3x4. Ao se inscrever, também é necessário informar e-mail e telefone para contato. São ofertadas 200 senhas de atendimento por dia. Mais informações pelo telefone: 3236-1886.
Saiba mais sobre cada
curso ofertado pelo
Fundo Ver-o-Sol:
 Cursos de Informática (1500 vagas) - Para participar dos cursos é necessário ser morador de Belém, ter a partir de sete anos de idade e ser alfabetizado. Apenas os alunos que concluírem o curso de informática básica, pelo programa inclusão digital, poderão participar do curso de informática avançada. Para receber o certificado de conclusão de curso é necessário ter, no mínimo, 80% de presença nas aulas.
 Informática Básica - Período de realização: De 30/11 a 12/12. Horários disponíveis: 8h às 10h, 10h às 12h, 14h às 16h, 16h às 18h, 18h às 20h.
Informática avançada - Período de realização: De 30/11 a 12/12. Horários disponíveis: 8h às 10h, 10h às 12h, 14h às 16h, 16h às 18h.
 Cursos de capacitação profissionalizantes - Para moradores de Belém que tenham a partir de 18 anos e que, de preferência, estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Para receber o certificado de conclusão de curso é necessário ter, no mínimo, 80% de presença nas aulas.
 Manipulação de Plantas (25 vagas) - Período de realização: De 28/11 a 02/12, das 8h às 12h. Local: Farmácia Nativa (Serzedelo Corrêa com Braz de Aguiar, 164 – Nazaré - Próximo ao Senac).
Produção de Cosméticos Artesanais (25 vagas) - Período de realização: De 28/11 a 02/12, das 15h às 18h30. Local: Farmácia Nativa.
Gestão Empreendedora (50 vagas) - Período de realização: De 12/12 a 16/12, das 8h30 às 12h30. Local: Fundo Ver-o-Sol.
 Cursos ofertados em parceria com o Senac - Para moradores de Belém que tenham a partir de 18 anos, e que tenham ensino fundamental completo. O aluno que chegar atrasado ou faltar no primeiro dia de aula, perde a vaga no curso.
 Embalagens para presentes (25 vagas) - Somente aqueles que tiverem, no mínimo, 90% de freqüência receberão o certificado de conclusão do curso. Período de realização: De 28/11 a 09/12, das 8h às 12h. Local: Fundo Ver-o-Sol.
 Bombons e trufas (para cadastro reserva – 15 vagas) - Somente aqueles que tiverem 100% de freqüência receberão o certificado de conclusão do curso. Período de realização: 21/11 a 25/11, das 14h às 19h. Local: Restaurante Popular de Belém (Rua Aristides Lobo, entre 1º de Março e Padre Prudêncio).
 Preparo e decoração de bolos (25 vagas) - Somente aqueles que tiverem 100% de frequência receberão o certificado de conclusão do curso. Período de realização: 28/11 a 02/12, das 14h às 18h. Local: Restaurante Popular de Belém.

Texto: Monique Igreja – Ascom Ver-o-Sol
Mostra de Saberes da
Educação Infantil e
Fundamnetal traz
número recorde de escolas
           Dessa vez, não será como em todos os anos. A Mostra de Saberes 2011, um evento tradicional que compartilha com a sociedade local as experiências pedagógico-curriculares desenvolvidas nas escolas e unidades pedagógicas da Rede Municipal, traz um número recorde de participantes. 40 escolas, 21 unidades pedagógicas e 35 UEIS já confirmaram presença, no sábado ( dia 19) durante todo o dia, no Centur. Lá, os alunos, professores e coordenadores vão mostrar, em stands, o que fizeram durante todo o ano, através de exposições e apresentações culturais.
           Outra novidade será a parceria feita com SEMA, SEJEL e COMBEL. A coordenação do evento aposta no sucesso da programação: " Esperamos um grande público, porque além do número surpreendente de escolas inscritas, firmamos essas parcerias inéditas,que vão servir como atração" disse Jorgete Lago, uma das organizadoras da Mostra de Saberes.
Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
ACOM/SEMEC – 32195441
Seminário destaca o brincar
como instrumento de
formação e socialização
Refletir sobre um espaço que é lúdico e de convivência, e que começa a entrar no campo da discussão científica. Essa é a finalidade do II Seminário de Brinquedoteca da Região Norte e XIII Encontro de Estudos do Lazer, que acontecem entre os dias 17 e 19 de novembro, no campus III da instituição, no bairro do Marco. "Se formos parar para analisar, tem quem defenda como brinquedotecas espaços que, na verdade, não se constituem como tal. É preciso discutir o papel desse espaço, que é interdisciplinar, aqui na região, levando em consideração a especificidade dos profissionais que nele atuam e, claro, dos brincantes", afirma a coordenadora da brinquedoteca "Joana D'Arc", da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Ana Cristina de Oliveira, que está à frente do evento.
A abertura da programação aconteceu às 9h30, no auditório do campus III, onde está localizada a própria "Joana D'Arc" e também onde é ofertada a graduação em Educação Física. Em seguida, foram iniciadas as mesas temáticas e os debates dos Grupos de Trabalho (GTs), além das oficinas e programações culturais. Até o dia 19, convidados de outras Instituições de Ensino Superior (IES) também participam do encontro, dentre eles a pedagoga do Centro de Clínicas Pediátricas do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), Adriana Maria Leme da Silva, que fala sobre "Brinquedoteca Hospitalar e saberes construídos pelas experiências lúdicas"; e o Phd. Romualdo Pacheco, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em um debate com tema "Brinquedoteca: saber fazer na práxis e na formação".
Aluna do 8º. semestre de Pedagogia, Luana Vaz participa do evento por entender da necessidade de abordar o tema principalmente entre estudantes que estão prestes a entrar no mercado de trabalho. "Eu já trabalho com crianças há algum tempo, e no próprio curso de Pedagogia estudamos disciplinas que tratam sobre a importância do brincar na formação pedagógica. Em casa, os pais dificilmente tem tempo para olhar a questão dessa forma, então cabe a nós, que lidaremos com Educação, levar o brincar para a o espaço escolar de maneira a contribuir do desenvolvimento daquela criança. Por isso mesmo não é só abrir um espaço com brinquedos, é discutir com os profissionais a importância daquele a ambiente e o papel de cada um ali", analisa.
Estudante de Educação Física do 4º. período, Leonam Oliveira também já lida com crianças, por fazer estágio curricular, e participa da programação por achar que, em eventos como esse, pode-se tratar do brincar como uma forma de socializar e integrar os pequeninos. "Hoje em dia, a diversão está muito em casa: no vídeo-game, no computador, então a criança acaba se privando de socialização. A vivência dos jogos e das brincadeiras acaba criando esse espaço de convivência, e acho que é preciso falar sobre isso, criar alternativas de voltar a garotada para esse tipo de atividade", explica.
Brinquedoteca Joana D´arc – No campus III, onde funciona o curso de Educação Física da Uepa, também está instalada a Brinquedoteca Joana D´arc, um laboratório de ensino e aprendizagem da graduação. É também um espaço de convivência, lazer, socialização e ludicidade. Possui quatro salas temáticas para atendimento: Expressão do Corpo, Sala de Artes Plásticas, Salas de Jogos e Sala de Artes Cênicas / Leitura. O público são crianças a partir de seis anos, membros da terceira idade, instituições (públicas e privadas), por meio do agendamento, além da comunidade acadêmica da Uepa. As atividades são diárias.
Serviço: II Seminário de Brinquedoteca da Região Norte e o XIII Encontro de Estudos do Lazer - de 17 a 19/11, no campus III da Uepa (Av. João Paulo II, 817, entre Vileta e Timbó). Informações: (91) 3266-2640.
Carolina Menezes - Ascom/Uepa

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...