Total de visualizações de página

sábado, novembro 19, 2011

@ EDUCAÇÃO: Com o fim da greve, Seduc convoca comunidade escolar para retorno às aulas


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) convoca toda a comunidade escolar, sobretudo os alunos, para o retorno às escolas na próxima segunda-feira, 21. Após 53 dias de paralisação, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará (Sintepp) decidiu pelo fim da greve, em assembleia geral, realizada na manhã desta sexta-feira, 18. Os professores também têm até hoje para apresentar o cronograma de reposição das aulas, prazo determinado pela Justiça, que considerou no último dia 8 de novembro a ilegalidade do movimento grevista.
A última ação dos sindicalistas foi a invasão da sede da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finança (Sepof), desocupada na quinta-feira, 17, e quando foi definido que a continuidade ou não do movimento seria decidida em assembleia na manhã desta sexta-feira. Mesmo com a radicalização do movimento grevista, que passou a adotar como estratégia a ocupação de prédios públicos, o Governo do Estado reiterou sua posição de só voltar a negociar com os grevistas após o retorno às salas de aula.
Embora ainda estivessem oficialmente em greve, a maioria das unidades já estava registrando a normalidade das aulas. Nesta quinta-feira, 17, segundo levantamento da Seduc, 61,95% das escolas já estavam com as aulas normalizadas, 9,68% estavam parcialmente paralisadas e 20,03%, totalmente. A Seduc também efetivou novos docentes temporários em substituição aos que se mantiveram ausentes das salas de aula desde o início do movimento, em 26 de setembro
Mestrado em Ciências da
Religião divulga resultado
da 1ª fase da seleção
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (Uepa), divulgou na tarde desta quinta-feira, 17, a relação dos candidatos aprovados na primeira fase da seleção de mestrado. As provas aconteceram no último dia 8, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Uepa.
A próxima etapa da seleção, onde os classificados terão que entregar a documentação exigida, acontece no período de 21 a 23 de novembro, de 9h às 12h e de 13h às 17h ou até o dia 22, para os que forem enviar por Sedex. Todo o processo terá um total de cinco fases e deve ser encerrado até 6 de janeiro de 2012. O cronograma e todos os detalhes da seleção podem ser vistos no site da Uepa (www.uepa.br).
O Mestrado em Ciências da Religião da Uepa oferece 20 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa "Movimento e Instituições Religiosas no Contexto Amazônico" e "Hermenêutica das Linguagens da Religião no Contexto Amazônico".
Ize Sena - Ascom Uepa
Parcerias e apresentação
de trabalhos no 2º dia do
Fórum de Extensão da Uepa
Uma rede de relacionamentos com vistas a parcerias futuras entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa), outras instituições de ensino superior e demais interessados em difundir a cultura por meio da extensão universitária, foi composta na tarde desta quinta-feira, 17, durante a mesa redonda ‘A contribuição da Uepa no fortalecimento da cultura paraense’, no segundo dia do I Fórum de Extensão da Universidade, que acontece no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
Uma das propostas sugeridas ao final da programação foi a possibilidade de criação de um programa de pós-graduação transdisciplinar, que una a Uepa e a Universidade Federal do Pará (UFPA), além de um convênio com artistas circenses, que os aproxime das atividades do Curso de Educação Física. “Nós estamos na construção de parcerias, de fazer mesmo essa malha. Se tem uma parceria que deu certo, por exemplo, entre a Uepa e a Federal, é o Madrigal. Se deu certo na música, por que não expandir para outras áreas?”, questionou a pró-reitora de Extensão, Mariane Franco.
Enquanto o grupo se reunia numa das salas do Bloco D do CCBS, uma mesa redonda sobre Assistência Estudantil reuniu professores da Uepa, no auditório do Centro, que compartilharam com o público a experiência dos Grupos de Pesquisas vinculados ao programa de extensão. Um deles foi o professor Evitom Sousa, coordenador do Laboratório de Exercício Resistido e Saúde (Leres), que conta com quatro bolsistas da Assistência Estudantil em sua equipe. O Leres oferece à comunidade exercícios físicos e musculação e funciona como local de produção do conhecimento. “Lá o aluno aprende como atender, a manusear os aparelhos, a acompanhar os programas e tudo relacionado ao exercício resistido”, contou Sousa.
Do lado de fora do auditório, estudantes de Belém e dos campi de Vigia, Altamira, Cametá e Marabá expuseram suas produções acadêmicas em forma de pôsteres. O projeto Clube de Ciências, do Campus de Cametá, era um dos mais visitados. Um dos trabalhos faz uso do açaí como instrumento lúdico para ministrar conteúdo em sala de aula a 20 alunos da 8ª série de uma escola municipal. “É uma forma diferente do que a gente vê na sala de aula. É dinâmica e interativa. Com o açaí trabalhamos Geografia, História, Artes, Química e Física”, enumera o aluno Relrison Moraes, do sexto ano de Ciências Naturais, com habilitação em Química. “Fazemos também oficinas e trabalhamos com artesanato para mostrar que do açaí se aproveita tudo”, completou.
Nesta sexta-feira, 18, último dia do Fórum de Extensão, a programação tem início às 8h, com a mesa redonda ‘Educação Social para Juventude’ sobre o Projovem Urbano e a formação de professores. À tarde, um dos destaques será a apresentação do histórico e evolução do projeto Uepa nas Comunidades.
Serviço: I Fórum de Extensão Proex/Uepa. Até o dia 18 de novembro no CCBS (Trav. Perebebuí, 2623 - Marco). Informações: (91) 3299-2227.
Ize Sena - Ascom/Uepa
Uepa inscreve para nova
turma do Mestrado em
Ciências Ambientais
A partir da próxima segunda-feira, 21, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2012 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. O Mestrado Acadêmico, ofertado pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), está aberto a graduados em qualquer área de conhecimento. As inscrições vão até o dia 9 de dezembro e devem ser feitas pelo site www.uepa.br.
Após o preenchimento do Formulário de Inscrição, o pagamento da taxa deve ser feito em qualquer agência bancária, até o dia 12 de dezembro. A relação das inscrições homologadas será divulgada no dia 4 de janeiro de 2012, na Secretaria do Programa ou no site da instituição.
O curso de pós-graduação oferece 12 vagas, distribuídas entre as Linhas de Pesquisa ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade’ e ‘Estudos de Ecossistemas Amazônicos’. De acordo com o edital, o processo de seleção constará de três fases: Prova Escrita e Prova de Proficiência em Inglês, marcada para o dia 12 de janeiro; Análise do Curriculum Lattes e Análise do Pré-Projeto de Pesquisa. Por fim, a entrevista, que acontece no período de 13 a 15 de fevereiro de 2012. Ainda no documento, os candidatos terão acesso a Bibliografia para a Prova Escrita e à Ficha de Avaliação do Currículo Lattes.
O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 29 de fevereiro de 2012. Já a matrícula será feita na Secretaria do Programa, no período de 6 a 8 de março, e será renovada semestralmente.
Confira aqui o cronograma da seleção:
Período de inscrição dos candidatos: 21/11/2011 a 9/12/2011
Pagamento da taxa de inscrição: Até 12/12/2011
Divulgação da lista das inscrições homologadas: 4/01/2012
Realização da Prova Escrita e de Proficiência em Inglês: 12/01/2012
Divulgação da lista dos aprovados na Prova Escrita: 18/01/2012
Entrega dos documentos comprobatórios: 25/01/2012 a 27/01/2012
Divulgação da lista dos aprovados na Análise do Curriculum Lattes e na Análise do Projeto de Pesquisa: 7/2/2012
Realização das Entrevista: 13/02/2012 a 15/02/2012
Divulgação da lista dos aprovados na Entrevista: 23/02/2012
Divulgação do Resultado Final: 29/02/2012
Período de Matrícula: 6/03/2012 a 8/03/2012
Início das Aulas: 12/03/2012
Serviço: As inscrições para a turma 2012 do Mestrado em Ciências Ambientais estão abertas de 21 de novembro a 9 de dezembro, pelo www.uepa.br. Mais informações: (91) 3276 9511, Ramal (213) e e-mail: pcambientais@uepa.br, pcambientais@hotmail.com.
Ize Sena - Ascom/Uepa
Alunos do Pro Paz
Mangueirão recebem
uniformes
O clima foi de muita diversão na manhã desta sexta-feira, 18, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), durante a  entrega dos uniformes aos alunos do projeto Pro Paz nos Bairros. Cerca de 250 crianças e jovens, entre 8 a 18 anos, receberam as camisetas do programa para participarem das atividades. A entrega do material começou a ser feita na quarta-feira e segue até a próxima terça-feira, 22, para os alunos já matriculados.
“Eles adoraram as camisas. Acharam as cores bem legais, mas o mais interessante foi a reação deles em dizer que, agora, possuem uma identidade. Também estamos reabrindo as matrículas a partir da próxima semana. Já tem muita família procurando uma vaga”, declarou Socorro Fernandes, coordenadora do núcleo.
Durante o dia, atividades como teatro, aulas de reforço escolar, esportes, música e dança fazem a alegria dos integrantes do núcleo do projeto, que atende os bairros da Cabanagem, Satélite, Tapanã e comunidades do entorno do Mangueirão. Socorro também explica que o Pro Paz nos Bairros tem como objetivo a inclusão social. “É um serviço de complementação escolar, além de buscar a redução dos índices de violência e a disseminação da cultura de paz. Aqui trabalhamos desenvolvendo o amor, afeto e tentamos reduzir, com essas atividades, os índices de violência e também estimular uma relação familiar saudável entre esses jovens”.
"Antes meus filhos brincavam na rua. Hoje eles pedem pra vir pra cá. O Pro Paz dá mais tranquilidade pra gente, pois sabemos que vai fazer bem a eles, além de que vai deixá-los longe da violência”, falou Antônia da Silva, que traz diariamente os filhos João Victor e Vitória para o Mangueirão. A dona de casa também ressalta que o projeto não ajuda só as crianças. “Temos uma aproximação maior agora. O Pro Paz ajuda na nossa relação familiar, prova disso é que hoje eu posso falar com meus filhos coisas que eu não falava antes. Isso é um alívio”.
Outra mãe também muito satisfeita com o projeto é Rosilene Lopes, que matriculou os cinco filhos no final de setembro. “Agora eles vem com uma turma de amigos. O meu filho Matheus, por exemplo, gosta de jogar handebol aqui e promete ser um jogador profissional. Eu fico muito feliz por vê-los bem”, disse.
Serviço: As atividades do Pro Paz nos Bairros acontecem de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Mangueirão. As matrículas serão abertas novamente, a partir de quarta-feira, de 8 da manhã ao meio dia, também no Estádio Olímpico.
Bruna Carvalho – Secom
Uepa seleciona auxiliar
administrativo para o Parfor
No período de 30 de novembro a 2 de dezembro estão abertas as inscrições para a seleção de pessoas interessadas em atuar na função de auxiliar administrativo no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os candidatos aprovados farão parte do cadastro geral de reserva, para atender futuras necessidades de convocação para atuação no Plano, em Belém, num prazo de dois anos a contar da data de publicação dos resultados.
A inscrição será gratuita e deverá ser feita no Protocolo Central da Uepa, localizado na Reitoria, no bairro do Telégrafo, de 8h às 14h. No ato da inscrição, o candidato, ou seu representante legal, deverá entregar um envelopecontendo a documentação solicitada.
Para participar da seleção, entre outros critérios, o candidato deveser maior de 18 anos, possuir escolaridade em ensino médio ou superior e possuir tempo disponível para execução de suas atividades no Parfor, incluindo sábados e períodos intervalares (janeiro e julho). A seleção veta a participação de servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal e candidatos que estejam participando de estágio remunerado ou programa com bolsa.
Serão ofertadas 34 vagas e o processo seletivo, dividido em três etapas: prova prática de informática, entrevista e análise de currículo. A nota mínima para aprovação nas duas primeiras etapas do processo seletivo é de seis pontos. Os candidatos aprovados irão atuar em setores como a coordenação geral do Parfor, coordenações dos cursos de licenciatura e outros setores acadêmicos. Entre outras atividades irão realizar atendimento ao público, redigir e encaminhar correspondências acadêmicas e realizar acompanhamento das solicitações de diárias e passagens dos professores e técnicos. O período de atuação dos candidatos convocados será de até um ano. A remuneração do auxiliar administrativo será de um salário mínimo.
Confira a documentação:
a) ficha de inscrição preenchida e assinada, com opção pelo setor de atuação pretendido;
b) declaração de disponibilidade de tempo para atuação no Parfor;
c) cópia de documentos pessoais: Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física – CPF; título eleitoral e comprovante de votação no último pleito eleitoral; comprovante de quitação com o serviço militar (candidatos do sexo masculino);
d) Curriculum Vitae atualizado e devidamente comprovado – últimos 5 (cinco) anos;
e) cópia da procuração, com firma reconhecida – em caso de inscrições feitas por procuração.
Cronograma:
Período de inscrição dos candidatos: 30/11, 1 e 2/12/2011
Resultado da homologação das inscrições e divulgação da lotação de candidatos para a prova prática de informática: 9/12/2011
Período de realização da prova prática de informática: 12 a 14/12/2011
Resultado da prova prática de informática e divulgação do cronograma de execução das entrevistas: 16/12/2011
Período de realização de entrevistas: 19 a 21/12/11
Prazo final para divulgação do resultado do processo seletivo: 3/01/2011
Serviço:
Processo seletivo simplificado de candidatos paraauxiliar administrativo do Parfor-Uepa. Inscrições de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Protocolo Geral da Uepa- Rua Nelson Ribeiro (antiga Rua do Una), nº 156, de 8h às 14h.
Ize Sena - Ascom Uepa
Detran leva ações de educação
de trânsito para a Ufra
A Coordenadoria de Educação do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) participa neste domingo (20) da ação social integrada do Pro Paz no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), na avenida Perimetral, com ações educativas com o tema “Educação no Trânsito”. Domingo também acontece o Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Transito, lembradas sempre no terceiro domingo do mês de novembro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 25 de outubro de 2005, para servir como alerta para as consequências da violência no trânsito, que mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas no mundo, além de deixar 50 milhões de feridos.
A organização recomendou aos estados membros e à comunidade internacional que adotem e reconheçam esta data como uma forma de lembrança e respeito aos familiares das vítimas. O Pará registrou em 2010 um total de 23.616 acidentes, com 12.464 feridos e 1.383 mortos. Na capital foram registrados 10.320 acidentes, com 3.647 feridos e 130 mortos. Valle ressaltar que a frota de veículos no Estado já ultrapassou um milhão de veículos circulando em território paraense, deste total 309 mil estão em Belém, entre motocicletas, carros, caminhões e ônibus.
Ascom Detran
Membros do Sintepp
desocupam prédio da Sepof

Os membros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Pará (Sintepp) desocuparam, na manhã desta quinta-feira, 17, a sede da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finança (Sepof), invadida desde a manhã de quarta-feira, 16. O trabalho no órgão foi interrompido durante a manifestação e os funcionários deixaram o prédio. Um grupamento policial ficou no local para salvaguardar o patrimônio público. A greve continua oficialmente, apesar das aulas já terem voltado ao normal no nordeste do Estado e em vários bairros de Belém, como na Marambaia, Guamá e Pratinha.
Segundo o comandante do Batalhão de Choque da PM, major Leão Braga, não foi detectado nenhum tipo de anormalidade durante o período em que os manifestantes permaneceram no local. “O nosso efetivo aqui é proporcional a quantidade de professores que estão no prédio. A nossa presença foi para garantir a integridade do espaço físico, sem nenhum tipo de intervenção ou conflito”.
Mesmo depois da saída dos sindicalistas, os sinais da ocupação noturna ainda estavam visíveis, com colchões jogados pelos corredores, um televisor e até café da manhã.  Apesar do clima pacífico os funcionários que chegaram para trabalhar foram dispensados, já que o prédio continuava ocupado.
O departamento de logística foi o único aberto durante a manhã desta quinta-feira. Márcia Lopes, gerente de logística da Sepof, explicou que os funcionários do departamento estavam a postos para qualquer emergência, mas não estavam desenvolvendo o trabalho normalmente. “Não tem como manter a secretaria funcionando, mas temos que contar com os imprevistos”.
Para Altino Araújo, diretor de Orçamento em exercício, a preocupação é com o andamento da máquina do estado, considerando que é a Sepof  quem libera os orçamentos. “São dois dias sem trabalho, isso pode causar alguns prejuízos em todos os setores do estado. Mas já estamos nos organizando pra ver de que maneira poderemos compensar esses dois dias para não prejudicar as outras secretarias”.
Várias reuniões foram realizadas entre os manifestantes para decidirem os rumos da greve e da ocupação. Como havia divergência de opinião entre o grupo, a tomada de decisão foi levada para a plenária pública. Na pauta de votação estava a realização da Assembleia Geral sobre a greve, que deveria ter acontecido pela manhã e a desocupação do prédio da Sepof. A maioria decidiu adiar a assembleia para esta sexta-feira, 18, às 9h. Também foi decidida a liberação total do prédio da Sepof, que foi avaliado pela perícia antes de ser devolvido ao órgão competente, por volta das 13h.
Mesmo com a radicalização do movimento grevista, que passou a adotar como estratégia a ocupação de prédios públicos, o Governo do Estado reiterou sua posição de só voltar a negociar com os grevistas após o retorno às salas de aula. Em nota, o governo também lembrou aos membros do Sintepp da necessidade de cumprimento da ordem judicial do juiz Élder Lisboa, que determinou a ilegalidade da greve, lembra que já antecipou 30% do piso salarial nacional e que o restante deverá ser pago até 2012.

Dani Filgueiras - Secom

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...