Total de visualizações de página

sábado, novembro 19, 2011

@ MACRODRENAGEM & PORTAL DA AMAZÔNIA

Moradores da Timbiras
conhecem projeto executivo
das obras de Macrodrenagem
Moradores da rua dos Timbiras conheceram o projeto de macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova e como será executada a obra naquele trecho. Em reunião realizada na última quinta-feira (17), eles puderam esclarecer todas as dúvidas a respeito do cronograma do projeto e saber como serão as intervenções na rua, que mudarão um pouco a rotina dos moradores da área. Participaram da reunião representantes da Andrade Gutierrez e do Promaben.
 A apresentação foi feita pelo especialista ambiental Diogo Lopes, da empresa Andrade Gutierrez, responsável pela obra. “O objetivo dessa reunião foi mostrar o projeto executivo, ou seja, como será realizada a obra aqui na Rua dos Timbiras, para as pessoas da comunidade saberem os impactos da obra e poderem tirar todas as suas dúvidas. A etapa inicial da obra começa na próxima segunda-feira (21), com o trabalho de topografia. A previsão de conclusão do trecho da Timbiras, entre Bernardo Sayão e Breves, é até abril de 2012”, disse.
 O representante da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) do Timbiras, Raimundo Brito, falou sobre a expectativa da comunidade em relação às obras de macrodrenagem. “É gratificante pra nós sermos contemplados com esse projeto, estávamos esperando há muitos anos essa resposta da prefeitura e agora acreditamos que a obra vai sair do papel. Foram anos de sofrimento com alagamentos na área. Nossa expectativa em relação ao projeto é muito positiva”, disse ele que mora há 39 anos na rua dos Timbiras.
 Rogério Neder, engenheiro responsável pela obra, falou das dificuldades que podem ser encontradas durante a execução do projeto. “Uma das maiores dificuldades é o entendimento da comunidade sobre como será feita a obra. Os moradores querem entrar no canteiro de obras, acompanhar de perto, mas é preciso cautela, existem medidas de segurança, como a colocação de tapumes, e isso às vezes causa estranhamento por parte deles, por isso realizamos as reuniões, para esclarecermos todas as dúvidas da comunidade”, explicou.
 Ele disse ainda que algumas vezes surgem solicitações dos moradores, como a não colocação de tapume na frente da sua casa, adaptação por conta de algum familiar que precisa de cuidados especiais, que é cadeirante, idoso, etc. Por isso, qualquer morador que tiver dificuldades e quiser fazer alguma solicitação pode procurar o escritório da Andrade Gutierrez, na rua Caripunas.
 As obras de macrodrenagem realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben), estão mudando a realidade das pessoas que moram na Av. Bernardo Sayão e entorno, que terão melhor qualidade de vida, com melhoria da infraestrutura sanitária, ampliação e melhoria da rede sanitária de esgoto e água.Serão mais de 30.000 metros de redes coletoras. Na área social, o programa prevê a participação da comunidade, oferecendo também cursos de educação ambiental, empreendimento, geração de emprego e renda, entre outros.
  As obras de macrodrenagem têm como objetivo garantir à população de Belém, principalmente aos moradores da área, melhoria nas condições ambiental,social e de habitação, resolvendo os problemas acumulados ao longo dos anos por conta da ocupação desordenada da Bacia da Estrada Nova. Serão realizados 2300 metros de drenagem urbana, infraestrutura viária, incluindo tratamento paisagístico, vias urbanizadas, área de recreação, etc.

Texto: Ana Cláudia Martins- Ass.Imprensa Promaben (COMUS)

Nenhum comentário:

REVISTAS MEDIUNIDADE

JESUS: "Choro por todos os que conhecem o Evangelho, mas não o praticam...”

Ofuscado pela grandeza do momento, começou a chorar. Viu, porém, que Jesus chorava também... E, Eurípedes, falou – Senhor, por que ch...